Vitinho dificilmente vai começar jogando a partida contra o Unión La Calera, nesta terça-feira, pela Libertadores. Mas a chance de o torcedor do Flamengo vê-lo em campo em algum momento é grande: criticado em outros momentos, o atacante se consolidou como o 12º jogador da equipe em 2021, graças a um bom início de temporada com gols importantes e evolução física.
Muito elogiado pelos funcionários do Flamengo devido à sua dedicação nas atividades, Vitinho também passou a cuidar mais da parte física. Nesta temporada, ele bateu seu recorde de velocidade: atingiu 34,5 km/h. Só em abril, ganhou 700g de massa muscular. Orientado pelo clube, vem tomando suplementos em casa. É a nova etapa de um cuidado que começou ainda em 2019.
- Na pré-temporada de 2019, avaliamos juntos que era necessário diminuir um pouco o percentual de gordura. O atleta, muito consciente, entendeu, e iniciamos um trabalho que incluiu alimentação, hidratação e suplementação controlados. No mesmo ano, ele conseguiu baixar pouco mais de 3% e manter o índice, que é o mesmo até hoje e que o Vitinho tem se sentido bem pra jogar. Está sempre entre os melhores índices de percentual de gordura e de massa muscular - contou Douglas Oliveira, nutricionista do Flamengo.
Vitinho comemora gol pelo Flamengo contra o Volta Redonda — Foto: André Durão
Em campo, as coisas melhoraram na atual temporada. Se a qualidade técnica de Vitinho nunca foi posta em dúvida, o desempenho do atacante nem sempre foi unanimidade entre a torcida. Em 2021, são quatro gols em 10 jogos - seu melhor início de temporada pelo Flamengo - e um rendimento mais consistente.
Com Rogério Ceni, Vitinho é o reserva mais utilizado desde que o técnico assumiu: entrou 18 vezes numa partida vindo do banco. O atacante é, ao lado de Everton Ribeiro, o quarto jogador que mais atuou na Era Ceni: 26 jogos, atrás apenas de Arrascaeta, Bruno Henrique e Gerson.
- O Vitinho é um atleta muito dedicado. Me falavam isso antes da nossa chegada ao Flamengo e pude constatar com meus próprios olhos depois. Cumpre tudo que pedimos, seja na academia ou no campo, mantém um nível alto de trabalho e dá exemplo de comportamento e disciplina. Gosta de puxar os aquecimentos ao lado do Arão. Raramente você o vê no departamento médico - contou o preparador físico Danilo Augusto.
- Todo pós-treino e jogo o Vitinho faz questão de ver os dados do GPS dele. Me chama no WhatsApp pedindo as informações. Não importa quanto tempo fique em campo ou a intensidade do trabalho. Monitora tudo e quer saber o que pode fazer melhor. Contra o Vélez, por exemplo, jogou cinco minutos e não mudou nada. Acabou o jogo e me pediu os dados - completou Roberto Oliveira, também preparador físico do Flamengo.
Os números de Vitinho pelo Flamengo:
- 141 jogos;
- 19 gols;
- 16 assistências;
- Sexto jogador do atual elenco com mais jogos pelo Flamengo (141);
- Oitavo jogador do atual elenco com mais gols pelo Flamengo (19).
Golaço no fim de semana
No último sábado, Vitinho foi o responsável pelo gol da vitória sobre o Volta Redonda por 2 a 1, que garantiu ao Flamengo a conquista da Taça Guanabara. Ele começou atuando como ponta pela direita, mas foi atuando pelo meio que acertou o chute do triunfo. Ainda assim, é hoje o nome apontado como reserva imediato dos meias Arrascaeta e Everton Ribeiro.
- Tive felicidade de fazer mais um gol e conquistar a taça. Todos os campeonatos são importantes, temos de buscar sempre a vitória para o Flamengo estar sempre sendo campeão. Temos um jogo difícil pela Libertadores, então vir de vitória é sempre bom - comemorou o jogador após a partida.
Contra o La Calera, a tendência é de que Vitinho comece a partida do banco. Arrascaeta e Everton Ribeiro, poupados contra o Volta Redonda, estarão à disposição de Rogério Ceni para a partida.
Flamengo e Unión La Calera se enfrentam às 19h15 (de Brasília) desta terça-feira, no Maracanã. A partida é válida pela segunda rodada do Grupo G da Libertadores.