Vinicius Jr. confessa medo de sair do Flamengo e lembra Julio Cesar

No time de profissionais do Flamengo que derrotou o Paraná, um candidato a ídolo e um menino de 6 anos choravam, no mesmo rosto. Futuro jogador do Real Madrid, Vinicius Júnior não aguentou dizer até logo à torcida e ao Maracanã. Sozinho, no palco com que sempre sonhou, precisou ser amparado e lamentou a velocidade com que a vida passa.

LEIA MAIS: Clima de despedida de Vinícius Júnior marca vitória do Fla sobre o Paraná

– Sabe, venho no Maracanã desde pequeno... Entrei aqui a primeira vez aos 6 anos para ver o Flamengo jogar. Para torcer. Sonhei tantas vezes com isso aqui. A diferença entre a primeira vez em que joguei aqui e hoje (domingo) foi nenhuma (risos). Eu tava nervoso, ansioso e tenso. A única diferença é que hoje todos gritam meu nome. Estou mais maduro. Sabia que esse dia chegaria, mas foi muito rápido – disse com os olhos brilhando.

O futebol cobra um rápido amadurecimento, mas o jovem nascido em São Gonçalo não conseguiu esconder no discurso sua adolescência. Tremeu nas bases. Em campo, tentou botar em prática tudo o que sabe. Mas o nervosismo e o medo não deixaram. Não era só uma despedida e nem só mais um teste.

Era dar adeus àquilo que ele chama de lar – a cidade do Rio e o Maracanã – e ao que conhece como família – o Flamengo e os companheiros. Foi demais para um adolescente. Ele, que já havia chorado ao falar do clube, ainda no gramado, fez questão de se despedir dos torcedores que gritaram “Fica, Vinicius”, e distribuiu camisas e abraços, sempre ao lado do colega Felipe Vizeu, que também veio da base do Flamengo e deixa o clube no meio do ano, rumo à Udinese.

Vinicius tirou foto e agradeceu a torcida - Guito Moreto / Agência O Globo

Quando o estádio já estava fechando ao público, Vinicius subiu sozinho, pela última vez, a escada para os vestiários. Chorou tanto que precisou ser amparado pelo centroavante, que o seguia. De banho tomado e recomposto, voltou a dizer que gostaria de terminar o ano no Flamengo, falou dos medos e do tempo:

– Quando assinamos o contrato, faltava um ano. Pensei: "Ah, falta muito!". E agora, já ta na hora de ir. Tô assustado. Tô inseguro. Não tinha parado para pensar nisso. Agora, tenho que ir. Claro, é o Real Madrid! Quero ir e voltar para me despedir, como o (goleiro) Julio Cesar, mas é difícil. Falo pouco espanhol. Tô com medo, sim! Não vou mentir.

Vinicius não pretende se envolver na negociação sobre sua permanência. O Flamengo quer que ele fique até o fim do ano, e os empresários dele podem interceder, mas a palavra final é do Real Madrid. Ele precisa se apresentar depois do dia 12 de julho, quando completa 18 anos.

LEIA TAMBÉM: Vinícius Jr, do Fla, chega ao Real Madrid em17 de julho, diz jornal

Tudo na adolescência tende a ser um momento intenso, mas quem pode minimizar a emoção de alguém que, nascido em uma família humilde, se vê avaliado em 45 milhões de euros, negociado pelo time do coração e se mudando para a Espanha antes mesmo da maioridade?

– O Flamengo é o meu time. Eu me emociono sempre que falo dele. Será sempre assim – termina Vinicius, com os olhos rasos de quem, aos 6 anos, começa a descobrir que, para ganhar o mundo, é preciso dar adeus à aldeia.

Fonte: O Globo