Com o apoio do Flamengo , Gabigol e sua defesa vão buscar efeito suspensivo do gancho de dois anos por tentativa de fraude em um exame antidoping . A ESPN apurou que a estratégia na Corte Arbitral do Esporte (CAS) vai se pautar em dois eixos principais.

O primeiro tem ligação com imagens do circuito interno do Ninho do Urubu, centro de treinamentos do Flamengo, que já foram apresentados no julgamento de segunda-feira (25). Os vídeos, no entendimento da defesa, corroborariam para contradições nos depoimentos.

A linha da defesa do atleta foi mostrar que Gabigol chega ao CT e começa suas ativações musculares antes de os membros da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) estarem no local. Na versão do Flamengo, o atacante chega às 8h, e os oficiais perto de 9h.

Orientado por profissionais médicos que deveria esperar um intervalo entre os exercícios e a coleta, Gabriel faria o teste antidoping depois dos exercícios.

Acontece que a ESPN ouviu de pessoas que participaram do julgamento que ao menos um dos quatro oficiais que prestaram depoimentos se confundiu e apresentou contradições, uma delas dizendo que os profissionais chegaram antes de Gabigol; depois que, ao chegar, foi informado que o jogador estaria na fisioterapia.

Um segundo oficial da ABCD, também segundo as fontes presentes ao julgamento, teria informado que viu a urina saindo da uretra de Gabigol no momento da coleta, descartando uma fraude técnica.

Gabigol e sua defesa pretendem buscar o efeito suspensivo junto à CAS usando essa possível contradição e o depoimento do oficial afirmando ter visto o momento da urina.

Com esse ponto, os representantes do atleta entendem que há uma jurisprudência do CAS que favoreceria a argumentação. Em casos passados, a corte puniu por fraude casos de mistura de urina com água, por exemplo, não por mau comportamento, como seria o caso de Gabigol.

É que também internamente o Flamengo reconhece que o estilo de Gabigol, de não tratar a coleta como prioridade, irritou os profissionais. O que não impede, porém, que o clube questione os termos da denúncia, principalmente com os horários e contradições nos depoimentos.

A defesa de Gabigol já está se mobilizando para dar entrada no pedido de efeito suspensivo na CAS tão logo o acórdão seja publicado. O entendimento é que a agilidade pode ser importante, já que é o único movimento capaz de fazer o atacante voltar a jogar ainda sob o contrato atual com o Flamengo. Isso porque o julgamento do recurso em si não deve acontecer antes do fim da temporada 2024.

Suspenso pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem), Gabigol está impedido de treinar no Flamengo ou mesmo frequentar as instalações do clube. Seu gancho conta a partir da data do exame, ou seja, abril de 2023, indo até o mesmo mês de 2025.

Vale lembrar que, no momento, o vínculo de Gabriel com o Flamengo se encerra antes disso, em dezembro de 2024.

Próximos jogos do Flamengo