Viagens e amistosos internacionais: clubes do Rio trocam início do Carioca por pré-temporada; veja cronogramas

A filosofia popular de que no Brasil o ano “só começa depois do Carnaval” é especialmente famosa no Rio de Janeiro, terra do samba. E as primeiras semanas de 2024 prometem um cenário parecido no futebol do estado: o Campeonato Carioca, que inicia no próximo dia 17, só entra “para valer” nas prioridades dos elencos principais dos quatro grandes no fim do mês, após as conclusões de pré-temporadas, em maioria, fora da cidade, que coincidirão com as primeiras rodadas do Estadual.

Flamengo, Vasco e Botafogo decidiram sair do Rio, com os dois primeiros se preparando fora do Brasil. O cruz-maltino embarcou ontem para Punta del Este, no Uruguai, onde participará do torneio amistoso Serie Río de La Plata. Disputará partidas contra San Lorenzo-ARG e Deportivo Maldonado-URU com seu elenco principal, enquanto nomes como Capasso, Barros e De Lucca, que buscam mais minutos após lesões e perda de espaço em 2023, ficam para a disputa do Estadual, bem como atletas fora dos planos, como Orellano e Miranda.

Os comandados de Ramón Díaz ficam duas semanas no Uruguai e “perderão”, no mínimo, as duas primeiras partidas do Carioca, que acontecerão nos mesmos dias dos amistosos. Reforços já anunciados como João Victor e David, bem como o ainda não oficializado Rojas, se juntam ao elenco. Gabriel Pec — que ainda não teve a venda confirmada ao Los Angeles Galaxy — e Marlon Gomes estão com a seleção brasileira sub-23 para a disputa do Pré-Olímpico, na Venezuela, que só termina em fevereiro.

Quem também faz jogos internacionais é o Flamengo, que enfrentará Philadelphia Union e Orlando City na Flórida, nos Estados Unidos. O segundo é válido pela competição amistosa FC Series. O elenco de Tite já se reapresentou e ganhará o reforço do uruguaio De La Cruz, que chegou ontem ao Rio.

O rubro-negro inicia a preparação na capital carioca e embarca para a Flórida no dia 18, um dia depois da estreia no Estadual contra o Audax. Nos Estados Unidos, também fará jogos simultâneos aos compromissos do Carioca. Ainda não estão definidos os nomes que ficam no Brasil e nem se há chance dos titulares ou parte deles disputarem a partida de estreia.

Tanto Flamengo quanto Vasco devem recorrer aos jovens, como fizeram nas primeiras rodadas do Estadual anterior. Mas a logística esbarra na disputa da Copinha, em São Paulo, que entra em sua fase mata-mata nos próximos dias.

Tranquilidade em Itu

No Botafogo, a situação é menos complexa. O time embarcou ontem para Itu, no interior de São Paulo, e terá como base um resort na cidade. Sem Cuesta e Philipe Sampaio, de saída, mas com os reforços John, Lucas Halter (apresentados ontem), Jeffinho e Barboza, o alvinegro fica em Itu até o dia 15.

Volta a tempo da primeira rodada, contra o Madureira, no dia 17. Mas a tendência é que Tiago Nunes não escale o time totalmente titular, variando entre alguns deles, atletas que precisam de ritmo de jogo e nomes jovens e do antigo time sub-23, como o zagueiro Jefferson, os meias Newton e Kauê e os atacantes Valentín Adamo e Emerson Urso. Este último, destaque do Carioca do ano passado atuando pelo Audax.

Os primeiros jogos do Estadual também são importantes para os titulares, já que o alvinegro inicia a disputa da Pré-Libertadores, contra o vencedor do confronto entre Aurora-BOL e Melgar-PER, no dia 21 de fevereiro.

Vetos do regulamento

Já tradicional no Carioca, o regulamento tem artigo que impõe que os clubes utilizem seus times principais a partir da quinta rodada, sob possível multa ou perda de porcentagem nos direitos de transmissão. Mas, nesta edição, o Fluminense, atual bicampeão, será uma exceção.

Como o clube esteve em atividade até o dia 22 de dezembro, no Mundial de Clubes, os principais jogadores do elenco ainda estão em seu mês de férias, e só voltam no final de janeiro. Uma situação que se aplica como “justo motivo” previsto no artigo do regulamento. Portanto, o torcedor tricolor deverá esperar um pouco mais até ver seus titulares, campeões da Libertadores, de volta a campo.

Quando retornarem, o foco da preparação será a disputa da Recopa Sul-Americana, nos dias 22 e 29 de fevereiro, contra a LDU-EQU. Há a possibilidade dos titulares disputarem clássicos no Estadual, por exemplo, mas esta estratégia ainda não foi traçada. Reforçado por Felipe Alves, Antônio Carlos e Renato Augusto, o tricolor não viajará e fará a preparação no Rio.

Assim como os jovens do Vasco, o atacante John Kennedy e o volante Alexsander serão desfalques por estarem com a seleção no Pré-Olímpico, mas retornam para a Recopa.

O auxiliar permanente Marcão comandará o tricolor nas primeiras partidas. Na estreia, contra o Volta Redonda, o Fluminense terá um grupo de jovens da base (incluindo não inscritos na Copinha), reforços e jogadores que não atuaram na Arábia Saudita.

Mais recente Próxima Presidente do PSG revela que tem 'acordo de cavalheiros' com Mbappé, que está perto do fim de contrato
Fonte: Extra