Velho conhecido: reserva no Unión La Calera, Valdívia tem bons números contra o Flamengo

Jogador mais conhecido do Unión La Calera, estreante na Libertadores da América, Jorge Valdivia está relacionado e pode ir a campo contra o Flamengo nesta terça-feira, no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo G da competição. A bola rola às 19h15 (de Brasília).

Valdivia comemora gol do Unión La Calera sobre o Santiago Wanderers — Foto: AFP
1 de 2 Valdivia comemora gol do Unión La Calera sobre o Santiago Wanderers — Foto: AFP

Valdivia comemora gol do Unión La Calera sobre o Santiago Wanderers — Foto: AFP

Ainda não se sabe, no entanto, se o chileno de 37 anos será titular. Valdívia fez apenas quatro partidas pelo La Calera, dentre as quais apenas uma começando desde o apito inicial. No empate em 2 a 2 com a LDU na primeira rodada da Libertadores, por exemplo, ele ficou no banco o tempo todo. O primeiro gol já saiu: foi de pênalti na vitória sobre o Santiago Wanderers, há duas semanas.

A primeira e até o momento única partida em que foi titular aconteceu no último sábado, na derrota por 1 a 0 para o O'Higgins pelo Campeonato Chileno. Apesar do resultado negativo, o meia teve atuação bastante elogiada. O canal "Fútbol Bilingue" fez um compilado de todos os seus lances durante a partida. Veja:

Valdivia foi a principal contratação do La Calera para 2021. O time, sem muita tradição no Chile, surpreendeu ao ficar em segundo lugar na liga local em 2020. Antes, o Mago estava no Colo Colo, onde acabou não tendo a sequência esperada.

- Causou surpresa a chegada do Valdívia (ao La Calera) depois da saída do Colo Colo, onde teve muitos problemas físicos. Surpreendeu porque o La Calera joga em um campo de grama artificial, então se supõe que isso não faria bem para um jogador com os antecedentes do Valdívia - explica ao ge o jornalista chileno Alejandro Cisternas, do jornal "El Mercúrio".

- Mas contra o O'Higgins (fora de casa), o Valdívia foi o melhor da partida - acrescentou.

Valdivia assinou com o La Calera em março — Foto: Divulgação/Unión La Calera
2 de 2 Valdivia assinou com o La Calera em março — Foto: Divulgação/Unión La Calera

Valdivia assinou com o La Calera em março — Foto: Divulgação/Unión La Calera

Bom retrospecto

Caso vá a campo, essa será a sétima partida de Valdívia contra o Flamengo. E os números indicam bom retrospecto para o meia chileno: das seis vezes anteriores que enfrentou o Fla, todas com a camisa do Palmeiras, venceu quatro, empatou uma e perdeu uma.

Valdívia contra o Flamengo:

  • Flamengo 2 x 4 Palmeiras, 1ª rodada do Brasileirão 2007
  • Palmeiras 1 x 0 Flamengo, 16ª rodada do Brasileirão 2008
  • Flamengo 1 x 3 Palmeiras, 25ª rodada do Brasileirão 2010
  • Palmeiras 1 x 0 Flamengo, 17ª rodada do Brasileirão 2012
  • Flamengo 4 x 2 Palmeiras, 3ª rodada do Brasileirão 2014
  • Palmeiras 2 x 2 Flamengo, 22ª rodada do Brasileirão 2014

Embora não tenha balançado as redes, ele deu cinco assistências para gols em encontros com o Flamengo. No último confronto, no empate em 2 a 2 pelo Brasileirão 2014, Valdívia entrou no segundo tempo quando o Fla vencia com gols de Canteros e Alecsandro, deu passe para o gol de Victor Luís e mudou o rumo da partida.

Depois disso, no entanto, dá para contar nos dedos as boas temporadas de Valdívia, que ficou muito tempo no departamento médico nos últimos anos. Foi bem em 2015/16 no Al Wahda, dos Emirados Árabes, quando marcou sete gols; e em 2018 fez 43 jogos com a camisa do Colo Colo.

Mas o último ano em que o meia atuou em mais de cinco partidas foi em 2019, também pelo Colo Colo - mesmo ano em que havia marcado seu último gol antes de converter o pênalti pelo La Calera há duas semanas.

Fonte: Globo Esporte