Dez dos 18 jogadores convocados por André Jardine para os Jogos Olímpicos de Tóquio atuam no Brasil. Em breve serão nove, porque Gerson está de saída do Flamengo para reforçar o Olympique de Marselha-FRA em julho. Tão logo a lista foi anunciada hoje (17) de manhã, questões referentes à liberação dos jogadores por parte de seus clubes em meio ao atropelado calendário do futebol brasileiro já chamaram atenção.
A Olimpíada não é uma data Fifa, que obriga os clubes a cederem seus jogadores. É um torneio fora do calendário internacional. O próprio Flamengo não pretende liberar Pedro em razão de seus compromissos no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Copa Libertadores — apesar de o jogador já ter comemorado a convocação em suas redes sociais .
Os jogadores que atuam no Brasil se apresentarão no dia 8 de julho. A primeira fase tem jogos nos dias 22, 25 e 28. Caso a seleção chegue na final olímpica, ela será em 8 de agosto — ou seja, isso representa até um mês fora de ação por seus clubes.
Qual o atual status de liberação dos jogadores que atuam no Brasil para a Olimpíada? Os outros times vão fazer jogo duro como o Flamengo? Em que jogos os atletas liberados vão desfalcar seus times? Veja tudo abaixo:
Brenno (Grêmio)
Será liberado pelo Grêmio, que até comemorou a convocação. Não atuará pelo clube nas oitavas de final da Sul-Americana contra a LDU (em 13 e 20 de julho) e nas oitavas de final da Copa do Brasil contra adversário que será sorteado (previstas para as semanas de 28 de julho e 5 de agosto). No Brasileirão é impossível precisar a quantidade de rodadas porque a tabela não foi desmembrada, mas são provavelmente cinco rodadas (Internacional, Fluminense, América-MG, Red Bull Bragantino e Chapecoense ).
Santos (Athletico-PR)
Será liberado pelo Athletico-PR, que até comemorou a convocação. Não atuará pelo clube nas oitavas de final da Sul-Americana contra o América de Cali (em 13 e 20 de julho) e nas oitavas de final da Copa do Brasil contra adversário que será sorteado (previstas para as semanas de 28 de julho e 5 de agosto). No Brasileirão é impossível precisar a quantidade de rodadas porque a tabela não foi desmembrada, mas são provavelmente cinco rodadas (Red Bull Bragantino, Ceará, Internacional, Atlético-MG e São Paulo).
Daniel Alves (São Paulo)
Será liberado pelo São Paulo. Já houve conversas da diretoria do clube com o jogador e com a CBF, é uma vontade dele. O São Paulo tem uma dívida com Dani Alves na casa de R$ 10 milhões, o que reduz o poder de barganha. Não atuará pelo clube nas oitavas de final da Libertadores contra o Racing (em 13 e 20 de julho) e nas oitavas de final da Copa do Brasil contra adversário que será sorteado (previstas para 28 de julho e 5 de agosto). No Brasileirão é impossível precisar a quantidade de rodadas porque a tabela não foi desmembrada, mas são provavelmente cinco rodadas (Bahia, Fortaleza, Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR).
Gabriel Menino (Palmeiras)
Será liberado pelo Palmeiras , ao contrário do que aconteceu com o goleiro Weverton. O entendimento muda somente por causa da idade. Não atuará pelo clube nas oitavas de final da Libertadores contra a Universidad Católica (em 14 e 21 de julho). No Brasileirão é impossível precisar a quantidade de rodadas porque a tabela não foi desmembrada, mas são provavelmente cinco rodadas (Santos, Atlético-GO , Fluminense, São Paulo e Fortaleza).
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Ainda não há definição sobre liberação , clube não se posicionou. No entanto, jogador comemorou a convocação. Não atuaria pelo clube nas oitavas de final da Libertadores contra o Boca Juniors (em 13 e 20 de julho) e nas oitavas de final da Copa do Brasil contra adversário que será sorteado (previstas para 28 de julho e 5 de agosto). No Brasileirão é impossível precisar a quantidade de rodadas porque a tabela não foi desmembrada, mas são provavelmente cinco rodadas (América-MG, Corinthians , Bahia, Athletico-PR e Juventude).
Nino (Fluminense)
Será liberado pelo Fluminense, que até comemorou a convocação. Não atuará pelo clube nas oitavas de final da Libertadores contra o Cerro Porteño (em 13 e 20 de julho) e nas oitavas de final da Copa do Brasil contra adversário que será sorteado (previstas para 28 de julho e 5 de agosto). No Brasileirão é impossível precisar a quantidade de rodadas porque a tabela não foi desmembrada, mas são provavelmente cinco rodadas (Sport, Grêmio, Palmeiras, Juventude e América-MG).
Claudinho (Red Bull Bragantino)
Será liberado pelo Red Bull Bragantino, que até comemorou a convocação. Não atuará pelo clube nas oitavas de final da Sul-Americana contra o Independiente del Valle (em 14 e 21 de julho). No Brasileirão é impossível precisar a quantidade de rodadas porque a tabela não foi desmembrada, mas são provavelmente cinco rodadas (Athletico-PR, Santos, Fortaleza, Grêmio e Sport).
Gerson (Flamengo)
Sai do clube no fim de junho e não será problema.
Matheus Henrique ( Grêmio )
Será liberado pelo Grêmio, que até comemorou a convocação. Não atuará pelo clube nas oitavas de final da Sul-Americana contra a LDU (em 13 e 20 de julho) e nas oitavas de final da Copa do Brasil contra adversário que será sorteado (previstas para as semanas de 28 de julho e 5 de agosto). No Brasileirão é impossível precisar a quantidade de rodadas porque a tabela não foi desmembrada, mas são provavelmente cinco rodadas (Internacional, Fluminense, América-MG, Red Bull Bragantino e Chapecoense).
Pedro (Flamengo)
A princípio, não será liberado pelo Flamengo . O clube alega que o desfalque causaria desequilíbrio nas competições que disputa. Se fosse para Tóquio, ele desfalcaria o time nas oitavas de final da Libertadores contra o Defensa y Justicia (em 14 e 21 de julho) e nas oitavas de final da Copa do Brasil contra adversário que será sorteado (previstas para as semanas de 28 de julho e 5 de agosto). No Brasileirão é impossível precisar a quantidade de rodadas porque a tabela não foi desmembrada, mas são provavelmente cinco rodadas (Chapecoense, Bahia, São Paulo, Corinthians e Internacional).
Imagem: Ricardo Nogueira/CBF