Alvo do Flamengo nesta janela, Jorginho ainda é um sonho distante, mas em um eventual final feliz das negociações faria o volante de 33 anos chegar à Gávea com status de uma contratação gigante para o futebol brasileiro. Afinal, não faz muito tempo que o brasileiro naturalizado italiano foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo na Bola de Ouro.
Esta eleição da tradicional revista francesa France Football foi em dezembro de 2021, e Jorginho, então jogador do Chelsea (Inglaterra), fez um ano com 51 jogos (45 como titular), com 13 gols e duas assistências. Ele só ficou atrás de Messi e Lewandowski e superou nomes de craques como Cristiano Ronaldo, Mbappé, De Bruyne, Neymar e Haaland.
Mas como foi o desempenho de Jorginho desde então? Veja abaixo a performance do volante ano a ano em números e opiniões de jornalistas que o acompanharam de perto:
Jorginho ainda ficou mais um ano no Chelsea, mas já não conseguiu repetir o grande nível do ano anterior. Foram 42 jogos, sendo 35 como titular, com três gols e três assistências. Uma das partidas que ele começou como reserva foi a final da Copa da Liga Inglesa, perdida para o Liverpool nos pênaltis (o volante só entrou na prorrogação). Pela seleção italiana, atuou em quatro partidas, todas como titular.
— O 2022 de Jorginho provavelmente nunca corresponderia ao seu dourado ano de 2021, mas acabou sendo seu último ano no Chelsea e teve mais pontos baixos do que altos para ele. Ele começou apenas uma das três finais que o Chelsea disputou, embora tenha marcado nas duas disputas de pênaltis que perderam para o Liverpool. De positivo, ele conquistou o Mundial de Clubes (sem entrar em campo contra o Palmeiras na final) e continuou sendo um jogador importante na Premier League (Chelsea terminou em terceiro) — analisou Liam Twomey, setorista do Chelsea no jornal The Athletic, que completou:
— O que mudou tudo foi a venda do clube. Os novos donos queriam reformular o time e entraram em choque com Tuchel (técnico), que foi rapidamente demitido. Eles também estavam determinados a reduzir a folha de pagamento, e isso significava que Jorginho, junto com muitos outros jogadores que foram essenciais para o Chelsea, não estavam mais nos planos. Ele continuou jogando regularmente com Graham Potter (técnico), mas o nível do time declinou rapidamente.
No fim de janeiro, no meio da temporada europeia, o Chelsea o vendeu por 12 milhões de libras (R$ 75,8 milhões na cotação da época) para o Arsenal . Pelo rival, Jorginho fez 39 jogos (24 como titular), com um gol e uma assistência em seu primeiro ano no clube. Pela seleção italiana, o volante continuou sendo convocado e disputou mais quatro partidas, sempre como titular.
No ano seguinte, o número de jogos voltou a cair: foram 32 partidas, sendo 18 como titular, com duas assistências, mas sem nenhum gol. Mesmo sem ser campeão, ele ajudou o Arsenal a fazer história e quebrar o recorde de vitórias em uma temporada desde a criação da Premier League . Pela seleção, foram sete confrontos (seis como titular) e mais um passe para gol. A última vez que esteve em campo pela Itália foi em agosto, no empate em 1 a 1 com a Croácia na fase de grupos da Eurocopa (a Azzurra foi eliminada nas oitavas de final para a Suíça com o volante no banco).
— Jorginho é um jogador que o Arsenal sabia o que estava recebendo quando o contratou. Um jogador que pode lhe oferecer qualidade, mas não um jogador em quem confiar semana após semana. Ele teve atuações de "o melhor em campo", como na vitória por 3 a 1 sobre o Liverpool. Mas no estágio avançado de sua carreira, isso (menor minutagem) ficou evidente. Se ele sair, o Arsenal o substituirá efetivamente. Nunca foi sobre ser melhor do que ele era no Chelsea, isso sempre foi improvável. O que ele ofereceu foi exatamente o que foi projetado: qualidade, experiência e liderança — opinou Tom Canton, setorista do Arsenal no site football.london.
Em 2025, Jorginho já esteve em campo em quatro dos cinco jogos do Arsenal até aqui, mas sendo só dois como titular. Ele tem vínculo só até o fim de junho e já pode assinar pré-contrato com qualquer outro clube para sair de graça no meio do ano. Porém, o Flamengo gostaria de ter o jogador de forma imediata pensando em ter o reforço antrosado para o Mundial de Clubes.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv