O confronto entre Vasco e Santos , válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro , será a oportunidade para Vanderlei Luxemburgo e Jorge Sampaoli voltarem a duelar, como ocorreu nove anos atrás.

No primeiro jogo das oitavas de final Copa Sul-Americana de 2011, a Universidad de Chile, comandada por Sampaoli, venceu o Flamengo , treinado por Luxa, por 4 a 0.

A equipe rubro-negra tinha um poderoso ataque formado por Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Deivid, que não fez praticamente nada.

Quem brilhou naquela noite foi o atacante Eduardo Vargas, que balançou as redes duas vezes, sofreu uma penalidade e castigou a zaga brasileira com dribles desconcertantes. Os outros gols foram José Rojas e Lorenzetti.

Logo no primeiro tempo, os comandados por Sampaoli jogaram de forma bastante ofensiva e pressionaram o Flamengo. Os chilenos foram para o intervalo vencendo por 3 a 0, além de terem um gol de Lorezentti anulado pela arbitragem.

Para piorar, o volante Airton foi expulso por dar uma entrada forte no jogador adversário.

"Houve um apagão, sei lá. Mas somos pagos para honrar a camisa do Flamengo e vamos correr para tentar reverter o resultado. No futebol não tem nada impossível", lamentou à época o meia Renato, que entrou no lugar do lesionado Botinelli.

Na segunda etapa, Castro, da Universidad, levou o vermelho após dar uma cotovelada em Willians.

O Flamengo quase não passou do meio de campo e quase levou mais um, mas Felipe defendeu uma penalidade de Rodriguez.

Jael foi o responsável pelo único grande lance de perigo do time brasileiro, quando acertou o travessão de La U. Pouco depois, os visitantes fizeram o quarto gol e deram números finais ao jogo.

A própria torcida do Flamengo gritava olé no toque de bola dos chilenos, que ainda tentaram buscar o quinto gol até o apito final.

No duelo de volta, no Chile, a Universidad ganhou por 1 a 0 e avançou às quartas de final. A equipe se sagraria campeã da Copa Sul-Americana naquele ano e projetaria a carreira de Jorge Sampaoli.

Neste sábado, às 17h (de Brasília), no estádio de São Januário, será a chance de Luxemburgo tentar uma revanche contra o argentino.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0 X 4 UNIVERSIDAD DE CHILE

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de outubro de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Saul Laverni (Argentina)
Assistentes: Ariel Bustos (Argentina) e Juan Belatti (Argentina)
Cartão Amarelo: Welinton, David Braz, Renato (Fla); Diaz, Marcos Gonzáles (Univ)
Cartão Vermelho: Airton (Fla); Castro (Universidad)
Gols: UNIVERSIDAD: Rojas aos 13 e Vargas aos 41 e 43 minutos do primeiro tempo; Lorenzetti aos 26 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Felipe; Galhardo (Jael), David Braz, Welinton e Junior Cesar; Aírton, Willians, Bottinelli (Renato Abreu) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Maldonado)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

UNIVERSIDAD DE CHILE: Herrera; Rodríguez, Marcos González, Osvaldo González e Rojas; Aránguiz, Díaz, Mena (Gallegos) e Lorenzetti (Rivarola); Vargas e Castro
Técnico: Jorge Sampaoli