Com a saída de Abel Braga, o Vasco da Gama vai igualar o Flamengo na liderança de um indesejável ranking: os clubes que mais trocaram de técnico desde o começo do século 21, em 2001.
Segundo levantamento feito pelo jornalista Rodolfo Rodrigues, coordenador do prêmio Bola de Prata da ESPN Brasil, Flamengo e Vasco já trocaram de técnicos 42 vezes nos últimos 19 anos.
Com o futebol brasileiro paralisado, o Vasco ainda não foi atrás do substituto de Abel. Mas o clube já definiu o perfil do próximo técnico.
"É um momento de calma, precisamos avaliar um perfil que atenda o Vasco, entenda o tamanho do Vasco, a importância de estar aqui e a responsabilidade, independente dos problemas. Alguém que possa trazer algo que não tivemos. Temos conversado, pensamos em um perfil. Tem esse entendimento de alguém que traga conteúdo e torne o Vasco em uma equipe vencedora. Alguém que entregue algo que a gente ainda não conseguiu. Um jogo bem jogado, uma equipe consciente", disse André Mazzuco, diretor executivo de futebol.
No entanto, é possível que o Flamengo volte a liderar o ranking isoladamente. Isso porque Jorge Jesus tem contrato com o clube até o fim de maio.
O Flamengo tenta a renovação com Jesus, mas até o momento nada foi oficializado.
Veja abaixo a lista dos clubes que mais trocaram de técnicos neste século:
42 trocas - Flamengo (27 técnicos)
42 trocas - Vasco (26 técnicos)
38 trocas -
Fluminense
(28 técnicos)
36 trocas -
Atlético-MG
(27 técnicos)
35 trocas -
Botafogo
(32 técnicos)
34 trocas -
Internacional
(25 técnicos)
29 trocas -
Palmeiras
(24 técnicos)
29 trocas -
Corinthians
(21 técnicos)
28 trocas -
Cruzeiro
(22 técnicos)
27 trocas -
Santos
(22 técncos)
26 trocas -
São Paulo
(21 técnicos)
24 trocas -
Grêmio
(21 técnicos)