Varela destaca pedido de Tite de manter o "arco em zero" e exalta uruguaios do Flamengo: "Mais fácil"

Titular com Tite desde as duas últimas rodadas do último Brasileiro, Varela finalmente tem se firmado no Flamengo . Além da parte individual, um fator que vem ajudando o atleta de 30 anos é a presença da "república uruguaia" estabelecida no elenco. O entendimento com Arrascaeta e De la Cruz, velhos conhecidos de seleção, tem facilitado as coisas.

- Dá mais confiança porque já conheço como eles se movimentam. Na hora de fazer algo, se sabe que Nico ou Arrasca vão estar ali dentro. Numa saída de bola com pressão, sabe-se que eles vão estar aí. Fica muito mais fácil.

- Muito mais fácil já os conhecendo e como jogam e se movimentam. Falamos antes dos jogos sobre movimentações com os dois, tanto faz (se Arrascaeta ou De la Cruz). Quando eles pegam a bola por dentro, eu já vou para o corredor, e a decisão é com eles - afirmou em entrevista à FLA TV.

Varela comemora com Luiz Araújo contra o Boavista — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Outro reforço que o torna ainda mais confortável dentro do plantel é a chegada de Viña, lateral-esquerdo e outro atleta constantemente convocado para representar o Uruguai. Fora de campo, o quarteto está sempre junto e ainda conta com a proximidade do argentino Rossi e do chileno Pulgar.

- Muito legal. Sempre antes dos jogos jogamos truco. (Bebemos) mate, claro. Fica legal porque se fortalece ainda mais o que queremos construir no jogo. Quando chega na hora do jogo, é muito mais fácil.

Jogador que funciona bem no sistema defensivo, Varela se diz feliz com o momento da equipe principal, que ainda não foi vazada no Carioca. De acordo com ele, sustentar a invencibilidade do goleiro Rossi é algo que Tite cobra constantemente.

- É uma das coisas que o Tite sempre fala: de manter o arco em zero (meta zerada). Estamos trabalhando, e está dando certo. Temos que seguir pelo mesmo caminho, continuar tentando fazer gols e manter o time sem sofrer gols. Não é só na defesa, o time todo ajuda.

Um companheiro que tem auxiliado Varela a manter o lado direito seguro defensivamente é o atacante Luiz Araújo, a quem fez muitos elogios.

- Luiz Araújo tem muita força para frente e para trás. Isso facilita para a defesa quando os adversários vêm atacando com ponta e lateral. Ajuda muito.

Movimentação em campo e vantagens de se jogar por dentro

- Pelo verde (se refere a uma mapa de ações com a bola contra o Boavista exibido pela Fla TV) se pode ver que fui muito por dentro, é uma das coisas que Tite me pede. Estou implementando, acho que vai melhorando a cada jogo. Os laterais sempre acostumaram por fora, mas (ser deslocado para o meio) acontece também para liberar o ponta que estiver por ali, como Araújo ou qualquer outro que estiver. Bruno Henrique, Cebola... Para dar mais liberdade ao corredor e para o zagueiro ter mais espaço para sair com a bola.

Paternidade com a iminente chegada de Milena

- O nascimento da minha filha está para 28 de março, e o meu é dia 24. Está pertinho. É minha primeira filha, dá uma inspiração. Primeira vez que vou ser pai. Vejo vídeo de internet o tempo todo, minha mulher vai procurando vídeos. Vai ser carioca.

Resenha com os uruguaios do elenco

- Muito legal. Sempre antes dos jogos jogamos truco. (Bebemos) mate, claro. Fica legal porque se fortalece ainda mais o que queremos construir no jogo. Quando chega na hora do jogo, é muito mais fácil.

Adaptado ao Rio

- Estou adaptado, conheço desde o ano passado algumas praias e lugares para jantar. Eu ia muito na praia de Grumari.

Lesão ao comemorar pênalti decisivo de Rodinei na Copa do Brasil de 2022

- E aí machuquei. Foi a emoção de ganhar o primeiro triunfo importante com a camisa do Mengão. Claramente queria estar em campo, foi uma reação muito forte, mas consegui recuperar e jogar a Copa do Mundo.

Metas para 2024

- A meta é que todo o torcedor quer para esse 2024. Primeiro objetivo é Carioca e depois vamos atrás do Brasileiro e da Copa Libertadores.

Referências na posição

- Olhava Dani Alves que era pequeno, mas aqui no Flamengo tinha um craque na lateral direita o Léo Moura. Jogou muito.

Tite

- Tite dá muita confiança para o jogador, ele fala muito com o grupo. É muito importante também porque na hora do jogo você está mais preparado.

Fla-Flu

- Sempre se fala de um clássico. Acho que é importante para nós ganharmos contra o Fluminense. A gente vem fazendo muita coisa boa desde a pré-temporada e é bom culminar num jogo desses.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte