Anderson Varejão, campeão do NBB na temporada 2018/2019 com o Flamengo , anunciou nesta sexta-feira que não aceitou a proposta de renovação de contrato e, portanto, não ficará no clube para a próxima temporada.

Em comunicado divulgado por sua assessoria de imprensa, o atleta revelou que o Rubro-Negro propôs uma redução salarial de 70%, e que este foi o motivo de sua recusa.

“Meu salário não era um salário NBA , estava nos padrões do Brasil, mas uma proposta como essa é mais um convite para sair. Na semana passada, ofereceram isso. Sem conversa ou negociação, essa semana encerraram o assunto. Faltou respeito, faltou consideração”, explicou. “Quando voltei ao Brasil, meu pensamento era encerrar a carreira no Flamengo. Ao final da temporada, falei da vontade de ficar na Gávea. Mas a vontade tinha que ser do clube também”.

Apesar da decepção, Varejão garantiu que o respeito e a gratidão com a torcida permanecem: “Sempre deixei o meu máximo em cada jogo, jogando com intensidade e no meu limite. Essa é a maneira que tenho de retribuir o carinho da torcida, que me abraçou desde o primeiro dia no Rio de Janeiro”.

O jogador conquistou 3 títulos durante um ano e meio que atuou no Flamengo, sendo um Campeonato Carioca, uma Copa Super 8 e o NBB.

View this post on Instagram

Só posso dizer 'Obrigado', NAÇÃO. Obrigado pela energia, pela parceria, lealdade, apoio,momentos vividos,cobranças e todo o carinho.Foi um enorme prazer vestir o MANTO e uma sensação especial, um sentimento maravilhoso jogar pelo time do meu coração. Fui muito feliz, vivi bons momentos, conquistamos títulos e isso é o que fica, é o que importa. Quando voltei ao Brasil no ano passado, pensei que o rubro-negro seria o meu último uniforme. Hoje encerro meu ciclo no clube. Nunca escondi de ninguém minha vontade de ficar, mas a vontade não pode ser apenas minha. Estou decepcionado, acho que merecia um pouco mais de respeito e consideração. Enfim, vida que segue. Quero deixar abraços, todo meu carinho e dizer da minha gratidão a todos aqueles com quem convivi, meus companheiros de equipe,funcionários, staff, enfim, a todos que me ajudaram nessa passagem pelo clube. E deixo aqui meu muito obrigado à NAÇÃO.

A post shared by Anderson Varejão (@andersonvarejao18) on

Ainda de acordo com a nota oficial, Varejão recebeu sondagens do Brasil e da Europa, mas ainda não definiu o seu futuro, já que está focado em se preparar para o Mundial de basquete, que acontece entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro.