Virgil van Dijk chegou ao Liverpool no começo de 2018 e simplesmente mudou o patamar da equipe, que tanto sofria no setor defensivo.
Sua importância dentro de campo é quase imensurável. Rápido, alto, forte e preciso, tanto no chão quanto no ar, o holandês é quase intransponível. Uma prova? Que tal os 65 jogos seguidos que o zagueiro ficou sem levar sequer um drible?
Entretanto, Van Dijk é dúvida para a final do Mundial de Clubes, nesse sábado contra o Flamengo . Contando as competições que o Liverpool disputa com a equipe principal ( Premier League , Champions League , Supercopa da Uefa e Mundial), desde que chegou ao Liverpool, o zagueiro não esteve em campo em... Quatro jogos.
Nesse período como um todo, o clube inglês jogou 101 partidas somando as competições citadas anteriormente. Ou seja, o holandês perdeu menos de 4% do total.
Relembre as partidas do Liverpool sem Van Dijk:
-
25ª rodada da Premier League 2017/18 - Huddersfield Town 0 x 3 Liverpool
-
Volta das oitavas da Champions League 2017/18 - Liverpool 0 x 0 Porto
-
Ida das oitavas da Champions League 2018/19 - Liverpool 0 x 0 Bayern de Munique
-
Semi do Mundial de Clubes 2019 - Liverpool 2 x 1 Monterrey
Apesar da ausência de seu melhor zagueiro, o Liverpool conseguiu se segurar bem nas quatro partidas, levando apenas um gol - bem no último jogo. Entretanto, foram duas vitórias e dois empates, totalizando 66,6% de aproveitamento.
Com ele em campo, a campanha é espetacular. Na última metade de sua primeira temporada, quando chegou, foram 34 jogos: 15 vitórias, 7 empates e 12 derrotas. No ano seguinte, que veio o título da Champions, foram 49 partidas: 38 vitórias, 6 empates e 5 derrotas. Até o momento, na atual temporada, são mais 25 jogos: 20 vitórias, 4 empates e 1 derrota.
Nesse período como um todo, o aproveitamento com Van Dijk jogando é de 70,8%
O Flamengo não pode escolher se quer ou não encarar Van Dijk, mas nenhuma tarefa parece fácil.