Valdívia, Pikachu, Fred... Veja quem são os artilheiros de 2015 por posição

Quando se faz um ranking de artilheiros ao longo de uma temporada, os líderes costumam ser, por motivos óbvios, os atacantes. Na lista final do Prêmio Friedenreich de 2015, vencido por Ricardo Oliveira , tivemos poucos jogadores de outras posições presentes no Top20. Por isso, achamos melhor fazer um recorte mais democrático.

Pelo terceiro ano consecutivo, contabilizamos os gols dos jogadores que atuaram nos principais campeonatos pelo Brasil e trazemos aqui os goleadores em cada posição. Sabe dizer quem foi o zagueirão mais mortal quando foi ao ataque? E o volante-artilheiro? Deve ter gente que você não conhece, mas a graça é essa: coroar os "goleadores imprevistos" pelos quatro cantos do país. Dá só uma olhada!

Friedenreich 2015 - atacantes (Foto: Infoesporte)

A lista de atacantes é, na verdade, um resumo do topo do Prêmio Friedenreich : Ricardo Oliveira sobrando na ponta, Kieza como principal nome de um Bahia que flertou o tempo todo com o acesso à Série A, e Alexandre Pato e Kayke dividindo o terceiro degrau do pódio. O atacante são-paulino se despediu do clube sem muito reconhecimento da torcida, enquanto o flamenguista deve iniciar 2016 como boa sombra para o peruano Paolo Guerrero, que não atravessa um bom momento.

Robert caiu de rendimento após sua saída do Sampaio Corrêa para o Vitória, e marcou pouquíssimos gols no segundo semestre. Zé Carlos fez o contrário, conquistando a artilharia da Segundona, com 19 gols pelo CRB , que conseguiu a permanência na competição sem sustos.

Friedenreich 2015 - meias (Foto: Infoesporte)

Desde a chegada do técnico Argel Fucks ao Internacional, Valdívia atuou como atacante. O garoto viveu boa fase na nova posição, mas jogou mais da metade do ano em seu lugar de origem. Foi artilheiro do Colorado na Libertadores jogando na armação, com cinco gols. Além disso, foi convocado para compor o meio-campo da seleção olímpica. Tem tanto cacoete de meia quanto carisma. Prêmio merecido para quem perdeu o fim do ano com grave lesão e só retorna aos gramados no meio de 2016 .

Diego Souza foi outro que fez grande ano pelo Sport. Decidiu vários jogos com passes e, sobretudo, gols. Sobre Jadson , não há o que contestar: sem costume de balançar as redes, brilhou em cobranças de falta e pênalti - sem falar nas assistências. Foi vice-artilheiro do Timão na campanha do título brasileiro, com 13 gols. Ricardinho também mostrou seu valor pelo Ceará, deixando sua marca na Série B, na Copa do Nordeste e no Campeonato Cearense.

Pouco conhecidos do grande público, Evandro Russo e Raphael Luz conquistaram números que podem dar mais visibilidade a eles. O que tem de time carente de meias ofensivos...

Friedenreich 2015 - volantes (Foto: Infoesporte)

Souza é uma ótima opção para o Bahia nas bolas paradas, pois tem por hábito pegar bem na bola. Em 2015, chegou a fazer até um hat-trick (três gols num só jogo) diante do Sport, pela Copa do Nordeste . Vale, no entanto, ressaltar que sete destes dez gols vieram da marca do pênalti.

Elias e Jean têm outro perfil. O corintiano joga com liberdade e marca muitos gols por sua incrível facilidade de chegada à área adversária. O volante tricolor tem bom chute de média distância e marcou seis gols de bola rolando.

Pio, do Fortaleza, foi o ganhador do prêmio de 2014. Na ocasião, jogava pelo Botafogo-PB. Agora, entrou no bolo com a camisa do Fortaleza. Em quinto estão dois jogadores que chamaram atenção na Série B e já conseguiram transferências para 2016: Diones deixou o Sampaio Corrêa para defender o Joinville , e Willian Arão, grata surpresa do Botafogo, assinou com o rival Flamengo .

Friedenreich 2015 - laterais (Foto: Infoesporte)

Se houve alguma disputa pelo troféu de lateral-artilheiro de 2015 ela foi pelo segundo lugar. Porque o primeiro, com larga vantagem para os demais, foi de Yago Pikachu. Pela terceira vez consecutiva, diga-se de passagem. Ofensivo, habilidoso e bom cobrador de faltas, desperta o interesse há tempos dos grandes clubes brasileiros. Pelo visto, em 2016 deve deixar o Paysandu para respirar novos ares .

Zé Roberto, aos 41 anos, entrou na briga como lateral-esquerdo, pois barrou Egídio em dado momento da temporada por ser mais consistente defensivamente. O veterano também foi bastante utilizado no meio-campo do Palmeiras.

Cleiton Cearense, do Atlético-PB, e Rodolfo, do Comercial-MS, cavaram seu lugarzinho como laterais goleadores. Fechando a lista, Ricardinho, do Paraná, Bruno Felipe, que iniciou o ano no Paraná e se transferiu para o Boa Esporte, e Ferrugem, do Estrela do Norte.

Friedenreich 2015 - zagueiros (Foto: Infoesporte)

Com cobranças de falta precisas e até gol de bicicleta , o zagueiro Fred, de 29 anos, foi dos poucos que saiu com moral de um Goiás que foi rebaixado no Brasileirão. Está cotado para acertar com o Grêmio para 2016 . Antes de defender o Esmeraldino, jogou o Gauchão pelo Novo Hamburgo, onde balançou as redes três vezes.

Com oito gols, Vitor Hugo chegou sem pompa ao Palmeiras e foi o zagueiro mais confiável na visão de muitos torcedores - e não só pelos gols marcados. Gilson, do Princesa do Solimões, e Rogério Paraíba, do Salgueiro, fizeram mais que muito atacante quando subiram ao ataque.

Rodrigo , do Vasco, e Roger Carvalho , do Botafogo, fizeram seus golzinhos com certa constância, a exemplo de Edvânio, do Sampaio Corrêa, e Leandro Amaro , do ABC. Os quatro ficaram empatados, com sete tentos.

Friedenreich 2015 - goleiros (Foto: Infoesporte)

Rogério Ceni merece sua terceira premiação consecutiva mais do que nunca. Em seu ano de despedida do futebol, marcou oito gols, seis de pênalti e outros dois de falta. É uma espécie de símbolo nesse cantinho da matéria. Quem será seu substituto como goleiro-artilheiro em 2016?

Márcio , do Atlético-GO, é um dos candidatos. Marcou três vezes na Série B e mais uma no Campeonato Goiano.

O goleiro Everson ganhou uma chuva de prêmios no Campeonato Sergipano, entre eles o de craque da competição . Seu gol no ano foi marcado de pênalti, em vitória por 1 a 0 sobre o Estanciano.

Jhonatan, camisa 1 do Operário-PR, entrou no hall dos goleiros-artilheiros com um gol bonito, mas meio sem querer . Ele mesmo admitiu que levou sorte no lance. O que importa é ter ajudado o time a bater o Nacional-PR por 2 a 1. E, claro, fechar com chave de ouro nossa lista!

Fonte: Globo Esporte