A torcida do Flamengo terá dois confrontos para monitorar na noite deste sábado. Além da partida contra o Cuiabá, às 20h (de Brasília), pelo Brasileirão, a bola rola para Uruguai e Brasil pelas quartas de final da Copa América às 22h. Se Varela, Viña, De la Cruz e Arrascaeta forem eliminados, retornam para o comando de Tite. E ai o ge quer saber: eles são titulares absolutos? qual deles terá concorrência no Rubro-Negro?
O quarteto deixou o Flamengo logo após a goleada histórica em cima do Vasco e, de lá para cá, o time conseguiu 76% de aproveitamento - cinco vitórias, um empate e uma derrota. É líder isolado do Brasileirão, com 30 pontos. Pulgar também foi para a Copa América, mas retornou após eliminação do Chile e ficou no banco contra o Atlético-MG.
No período, Tite precisou encontrar soluções no próprio elenco para lidar com os desfalques: Léo Pereira atuou como lateral-esquerdo e Léo Ortiz como volante. Gerson e Lorran ganharam bastante destaque assim como Wesley que vive uma boa fase. Na lateral esquerda, Ayrton Lucas oscilou enquanto vivia a recuperação de ritmo após lesão.
O ge conversou com comentaristas do grupo Globo para entender como pode ficar esse Flamengo com o retorno dos uruguaios. Quem terá concorrência? Serão titulares?
Tem dois pontos para observar, até pelo retorno do Pulgar também. A comissão técnica do Flamengo é muito metódica. Ela segue ali alguns aspectos de treinamento, de preparação física e de escalação que é muito pautado de estar todo mundo próximo do mesmo nível físico. Provavelmente eles devem ter feito alguma avaliação em cima do Pulgar e detectado isso. Acho que ele ficou no banco porque eles vão tentar recolocar o Pulgar dentro do nível físico do restante do elenco. E acho que isso pode acontecer com os outros também quando voltarem.
Sobre disputa de posição, eu acho que só tem uma: do Wesley com Varela. Mesmo que eu acredite que todos (os uruguaios) serão titulares depois que voltarem ao padrão, eu acho que o Wesley conseguiu colocar uma dúvida na cabeça do Tite. Ele foi o jogador que melhor aproveitou. Ele conseguiu ter mais regularidade. Teve o Léo Ortiz, mas ele jogou improvisado e estamos falando de disputa de posição. Eu acho que o Wesley vai disputar posição com o Varela. Eu não acho que o Wesley ganhou a posição, mas acredito que ele vai disputar. Se o Varela der brecha, Wesley pode ganhar a posição.
Na lateral esquerda, para mim, não tem disputa. Se a gente olhar o nível das atuações do Ayrton Lucas nos últimos jogos, mesmo com o gol contra o Atlético, ele esteve muito mal. Ele foi irregular neste período. Acho que não tem disputa até pelo o que o Viña demonstrou na Copa América enquanto isso. Talvez seja o melhor lateral da competição. Viña volta com mais moral do que saiu. De la Cruz e Arrascaeta não contam. Eles são fundamentais no meio-campo do Flamengo .
Eu acho que todos voltam titulares. Todos saíram titulares. Eu trabalhei com Tite e ele tem essa cultura "Foi para Seleção é um prêmio por estar desempenhando bem no seu clube". Claro, depende da situação. O Pulgar, por exemplo, fez só um treino e seria injustiça tirar o Léo Ortiz ou quem estivesse jogando. Pulgar deveria estar cansado da viagem, não vinha treinando com o time para entender o estilo de jogo. Acho que nessa próxima rodada deve voltar o Pulgar. E quando o quarteto voltar, entendo que eles serão titulares direto. Isso, claro, se tiverem tempo hábil de treino, caso cheguem muito em cima fazem uma janela e depois voltam.
O período da Copa América, que tinha tudo pra ser péssimo para o Flamengo por causa dos desfalques, tem sido ótimo porque Tite encontrou ótimas soluções no próprio elenco. Léo Ortiz de volante jogou bem, Wesley evoluiu pela direita, Gerson tem sido cada vez mais coringa, variando seu posicionamento em campo, e Lorran ganhando mais minutos também amadureceu e mostrou seu talento. No retorno dos uruguaios, De La Cruz deve reassumir sua titularidade porque era o melhor jogador do Flamengo antes da Copa América e da uma boa dinâmica para o meio-campo. Arrascaeta tende a voltar com titularidade também. De resto, até pelo fato de Viña e Varela não terem sido unanimidade com Tite, acredito que o treinador vai manter como está. Mas o melhor é que esse período apresentou ao treinador ótimas alternativas pra rodar o elenco sem perder rendimento e, ao mesmo tempo, preservar jogadores quando necessário na loucura do calendário do futebol por aqui.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv