Unanimidade, Jorginho recebeu apoio dos jogadores do Flamengo, mas troca de hospital era inviável

Zico, Júnior, Juan, Julio Cesar, Ibson, Léo Moura, Hernane Brocador, Felipe, Maldonado, Emerson Sheik, Diego Tardelli, Fábio Luciano e praticamente todo elenco atual.

Basta uma busca rápida nas redes sociais para constatar que o carinho de quem vestiu a camisa do Flamengo por Jorginho ultrapassa gerações. Sentimento que os jogadores campeões do Brasileirão e da Libertadores de 2019 tentaram refletir em solidariedade, mas que esbarraram na batalha contra o coronavírus.

Após o massagista ser diagnosticado com Covid-19, o grupo se colocou à disposição para arcar com tratamento em hospital que oferecesse as melhores condições. O cenário, no entanto, impediu a remoção.

Juan em viagem com Jorginho nos tempos de seleção brasileira — Foto: Arquivo pessoal

Juan em viagem com Jorginho nos tempos de seleção brasileira — Foto: Arquivo pessoal

Diego Ribas, Rafinha e outros líderes do elenco procuraram a diretoria para saber o que estaria ao alcance dos jogadores fazer para ajudar na recuperação de Jorginho. O elenco se colocou à disposição para auxiliar no suporte em termos financeiros. O quadro naquele momento, porém, já era gravíssimo e Jorginho foi entubado no Hospital da Ilha do Governador (HIG).

Hipertenso e ex-fumante, Jorginho, de 68 anos, precisou entrar na ventilação e ainda assim tinha dificuldades par respirar. A resposta do clube para os atletas era de que o massagista já estava recebendo todas as condições possíveis para recuperação. O quadro, por sua vez, não evoluiu e o funcionário mais antigo do departamento de futebol do Flamengo faleceu após uma parada cardiorrespiratória após duas semanas internado.

Jorginho chegou ao Flamengo em 1980 e conquistou 31 títulos pelo time profissional. O massagista fez parte ainda da comissão técnica campeã do mundo em 2002 com a seleção brasileira, na Copa da Coreia e do Japão. O título, inclusive, rendia brincadeiras de bastidores com seu fiel companheiro Denir, também massagista e indicado por Jorginho ao Rubro-Negro em 1981.

Rafinha postou momento de descontração no vestiário para homenagear o amigo — Foto: Reprodução

Rafinha postou momento de descontração no vestiário para homenagear o amigo — Foto: Reprodução

Denir herdou o cargo do amigo nas Copas de 2006, 2010 e 2014, mas não teve o mesmo sucesso em Mundiais. No dia a dia do Ninho, era comum ouvir a brincadeira de que era Jorginho o verdadeiro pé-quente, arrancando gargalhadas de quem estava ao redor.

Em cerimônia discreta e sem velório por conta dos protocolos de proteção no combate ao coronavírus, Jorginho será enterrado nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. O Flamengo, com outros oito casos de contaminação, ainda não tomou uma decisão a respeito da volta aos treinamentos.

Léo Moura relembrou passagem com Jorginho no Ninho do Urubu — Foto: Arquivo Pessoal

Léo Moura relembrou passagem com Jorginho no Ninho do Urubu — Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: Globo Esporte