O massagista Denir, funcionário do Flamengo há mais de 40 anos, passou por uma operação em setembro de 2022 para retirada de um tumor no cérebro . Há exatamente um ano ele recebeu alta do hospital e hoje, aos 74 anos (completa 75 no próximo dia 20), segue em tratamento acompanhado pelo clube carioca.
Denir recebe o carinho de Gabigol antes de jogo do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Em maio de 2023, a família de Denir entrou na Justiça para garantir o custeio de uma nova etapa do tratamento por parte do plano de saúde contratado, que em um primeiro momento não havia sido autorizado pela empresa de plano de saúde. A empresa, logo depois, aprovou o procedimento.
Porém, a concessão parcial oferecida pela empresa não atende a todos os procedimentos de Home Care necessitados por Denir. Assim, o Flamengo está arcando com o restante dos cuidados para a saúde do massagista, um dos funcionários mais antigos do clube.
Denir chega aos 42 anos de Flamengo no próximo dia 26 de outubro.
Houve uma visita do plano de saúde para a avaliar as necessidades de Denir, no entanto, a família não se sentiu completamente atendida. Aconteceu a definição do fornecimento de apenas uma fisioterapia domiciliar, ou seja, não em uma clínica especializada.
O plano fez a concessão parcial de um médico mensal, fisioterapia três vezes por semana e fonoterapia duas vezes por semana.
Dessa forma, para complementar o tratamento, o Flamengo tem ajudado com a clínica de fisioterapia especializada, a disponibilização de uma maca hospitalar elétrica para o conforto e a mobilização, além disso, o uso de um colchão pneumático para prevenção de feridas na pele.
Entenda o caso
Em setembro de 2022, pouco antes de completar 74 anos, o massagista foi diagnosticado com a doença. Denir passou mal durante o dia de trabalho no CT Ninho do Urubu e foi encaminhado para um hospital na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Dias depois realizou a operação para a retirada do tumor e passou alguns dias no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) antes de dar prosseguimento ao tratamento da doença. O departamento médico do Flamengo acompanha todo o processo de recuperação do massagista.
Quinze dias depois da operação, Denir esteve no Ninho do Urubu para uma visita e foi recebido com aplausos . Desde o diagnóstico, o massagista recebeu diversas homenagens dos atletas. Na semifinal da Libertadores em 2022, contra o Vélez, no Maracanã, antes de iniciar a oração, Diego, um dos capitães na época, ofereceu a classificação à final ao massagista.
Denir sorridente ao lado de Dorival e Gabriel Skinner no Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF
Em março de 2023, Denir visitou novamente o CT e recebeu o carinho do elenco e do estafe rubro-negro. Na ocasião, o Flamengo divulgou imagens de Denir em cadeiras de rodas recebendo um beijo de Gabigol. Outros atletas e membros da comissão técnica também estavam presentes.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv