O que parecia ser uma dor de cabeça para Tite virou uma solução: as ausências de Pulgar e Allan contra o Bangu abriram espaço para a primeira oportunidade de Igor Jesus com o treinador. E o garoto de 20 anos correspondeu e foi um dos grandes destaques ao lado de Pedro na vitória por 3 a 0 em Aracaju.
Mas antes de conseguir mostrar serviço a Tite, Igor precisou "furar a fila" no Flamengo . Isso porque o volante foi o último dos jogadores do elenco do ano passado a ser inserido no trabalho. O jovem foi convocado para disputar o Pan-Americano de Santiago, no Chile, e se apresentou à seleção brasileira em 9 de outubro, um dia antes da chegada do técnico ao Flamengo .
Na seleção, o garoto foi titular absoluto na campanha da conquista da medalha de ouro no futebol masculino, que o Brasil não ganhava desde 1987. Logo após se reapresentar ao Flamengo , em novembro, Igor foi relacionado pela primeira vez por Tite e ficou no banco de reservas na vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras no Maracanã, pelo Brasileirão.
Mas depois surgiu outro imprevisto. O jogador vinha sentindo dores no joelho nos treinamentos e passou por exame onde descobriu uma lesão no menisco. Ele precisou passar por uma cirurgia de artroscopia, que tem prazo de recuperação de aproximadamente um mês, e ficou fora de combate na reta final da temporada. Ele precisou abrir mão das férias com a família em Goiânia para se dedicar na recuperação e voltar 100% para a pré-temporada .
O esforço começou a ser recompensado em 2024, e o garoto fez parte do grupo escolhido por Tite para a pré-temporada nos Estados Unidos. Porém, ele ainda era só a quarta opção para a função de primeiro volante, atrás de Pulgar, Allan e Thiago Maia. Com a suspensão do primeiro, um problema físico do segundo e uma negociação do terceiro com o Internacional, a aguardada primeira chance com o treinador apareceu.
Titular contra o Bangu, Igor Jesus se destacou não só na marcação, saindo de campo como o maior ladrão de bolas ao lado de Ayrton Lucas, com quatro desarmes, mas também ofensivamente. O volante conectou vários ótimos passes quebrando linhas, uma característica até parecida com a do titular Pulgar, e quase marcou um gol em uma bomba de fora da área.
- Só tenho a agradecer toda rapaziada pelo companheirismo, por deixar a gente à vontade, por apoiar em todo momento. Recuperei de lesão tem pouco tempo, até tenho muita gratidão pela rapaziada do departamento médico por ter me ajudado, me acompanhado nas férias. Muito gratificante e muito feliz - declarou o volante em entrevista à FlaTV, canal oficial do clube no YouTube.
Depois do jogo, o garoto recebeu um abraço de Tite, que o parabenizou pela grande atuação, e foi muito celebrado pelos outros jovens que eram seus companheiros na base rubro-negra . Também foi muito elogiado por César Sampaio, ex-volante que atualmente é auxiliar técnico, na entrevista coletiva após a partida :
- A gente fica feliz pelo que ele apresentou hoje. Sabemos do desafio que seria de transportar o que ele tem feito nos treinos para o jogo, principalmente a parte emocional. Eu fiquei impressionado com ele quando chegamos. Ele teve uma lesão que retardou o início. Ele veio em uma partida difícil fazendo uma função importante para a gente, é o homem de referência para o setor defensivo, e também o homem que municiou o setor ofensivo, participou de gol. Fez um grande jogo. Reeditou o que fez no treinamento. Quem ganha é o Flamengo . Temos bom problema ali no setor. Para um ano de calendário apertado, sempre bom ter reposição. Como o Tite diz, uma busca leal pelo espaço.
O volante é revelado pelo Flamengo , mas começou a carreira no Desportivo Real, clube formador de Goiânia gerenciado pelos empresários Tales Ricarte e Ronny Pighni. Também passou na base do Goiás antes de chegar ao Rubro-Negro, que o pinçou através de um projeto em investir em destaques do futebol brasileiro. Destro e com 1,79m, chamou atenção quando defendia o sub-17 do Esmeraldino.
O Flamengo efetuou a contratação em 2020, e no ano passado renovou o seu contrato até o fim de 2025. Figura carimbada no elenco profissional rubro-negro com só 20 anos, Igor Jesus começou a conquistar espaço ainda no fim da passagem de Jorge Sampaoli e agora ganhou moral internamente com Tite. E pelo sobrenome, já tem "meio caminho andado" para fazer sucesso na Gávea .
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv