Rafinha, Marí e Gerson foram campeões no Flamengo e agora vivem má fase fora do clube rubro-negro

O Flamengo busca o tri da Conmebol Libertadores contra o Palmeiras , no sábado (27), jogo que você acompanha pelo FOX Sports e pela ESPN no Star+ , às 17h. Ao todo, oito titulares que venceram o River Plate devem encarar o time alviverde. E os três que saíram? Rafinha, Marí e Gerson ainda não emplacaram longe do clube carioca.

Começando pelo zagueiro espanhol, negociado com o Arsenal após cair como uma luva no time do Flamengo. Marí não conseguiu repetir o desempenho do Rubro-Negro na Inglaterra e começa a ter o futuro em Londres discutido.

São apenas 21 jogos e um gol marcado pelo Arsenal desde janeiro de 2020. Por outro lado, em menos de seis meses de Flamengo, foram 30 jogos, três gols e uma identificação rápida com os torcedores.

No Ninho, o Flamengo sofreu durante 18 meses em busca de um substituto após atuações ruins de Gustavo Henrique, Léo Pereira e Bruno Viana. No entanto, David Luiz chegou para o fim da temporada e fez, enfim, a torcida esquecer o defensor espanhol.

Na lateral, Rafinha é outro que deixou saudade de imediato no Flamengo. Em agosto de 2020, decidiu acionar a cláusula de liberação para a Europa e foi para o Olympiakos , da Grécia. Só que foram apenas 22 jogos, nenhum gol marcado e retorno ao Brasil. Rafinha quis voltar ao Flamengo, mas teve a volta rejeita por parte da diretoria.

Magoado, assinou com o Grêmio . São 38 jogos pelo Tricolor, mas desempenho longe daquele que apresentou no Flamengo. Rafinha chegou a ser banco de Vanderson e vê o Grêmio lutar contra o rebaixamento. No Flamengo, Isla alterna altos e baixos na titularidade, enquanto Matheuzinho é a esperança para os próximos anos na posição.

No meio-campo, Gerson chegou em 2019 e se tornou ídolo da torcida. Comandando o setor do histórico time campeão em Lima, o 'Joker' foi destaque também em 2019 e 2020 nas conquistas do Brasileirão . Neste ano, recebeu uma oferta do Olympique de Marselha e foi para França.

Por lá, Gerson não conseguiu ainda repetir a sequência e o desempenho que o marcaram no Flamengo. Apesar de ter sido contratado a pedido de Jorge Sampaoli, o brasileiro atualmente é reserva no Marselha. Fez apenas um gol em 14 jogos. De quebra, vê o seu substituto 'desfilar' no Flamengo.

Andreas Pereira chegou e caiu como uma luva no meio-campo do Flamengo. Emprestado pelo Manchester United , fez cinco gols e deu uma assistência em 21 jogos. Na última partida, anotou uma pintura no triunfo rubro-negro contra o Internacional . Rapidamente, o meia supriu a carência deixada por Gerson e fez o torcedor ficar apenas com a lembrança boa do Joker.

Será que o trio se arrepende de um dia ter deixado o Flamengo? Essa resposta só eles poderão dar algum dia. O fato é que a base campeã em 2019 está prestes a completar a terceira temporada. Algo raro no futebol brasileiro e que dá força ao Flamengo para seguir em busca dos principais títulos da temporada.