Torcedores enfrentam filas e burocracia para voltar ao Brasil depois da final da Libertadores


Para alguns torcedores a final da Copa Libertadores ainda não terminou. Isso porque muitos deles iniciaram suas sagas para deixar Montevidéu e retornar ao Brasil neste domingo, dia seguinte da vitória do Palmeiras sobre o Flamengo . As burocracias para a tão sonhada volta ao território brasileiro e o alto volume de pessoas geraram filas em laboratórios e no aeroporto.

A reportagem do LANCE! , ainda na capital uruguaia, também precisou ir atrás dos procedimentos para retornar ao Brasil, entre eles o exame de Covid-19 que é obrigatório para esse regresso. Caso o teste seja o RT-PCR, é preciso de um resultado de até 72h antes do horário do embarque. Se a opção for pelo teste de antígeno, a exigência é que o resultado seja com até 24h de antecedência.

No entanto, aquilo parecia ser algo simples de resolver, acabou sendo uma epopeia, não apenas para a reportagem do LANCE! , mas também para os torcedores que ainda estão em Montevidéu. Os locais que fazem os exames em um domingo estavam lotados, com longas filas e não garantiam o resultado do teste a tempo do embarque, mesmo que o de antígeno fosse o mais rápido.

O laboratório do Aeroporto de Carrasco acabou sendo a opção mais segura e garantida para poder voltar ao Brasil sem problemas burocráticos. Mas lá, no local de saída dos voos, pôde ser observado um outro problema: as longas filas para o check-in. Foram vários os relatos de adiamentos e cancelamentos, que levaram muita gente a ter que buscar lugares para ficar até a madrugada.

A reportagem do LANCE! chegou a presenciar um princípio de confusão no aeroporto quando passageiros, na maioria torcedores do Flamengo, receberam a notícia de que o voo deles seria mais uma vez adiado. Os funcionários da companhia aérea e do próprio aeroporto controlaram os ânimos, mas por prevenção a polícia foi chamada para garantir a ordem no local.

Para quem ainda estiver em Montevidéu e voltará nas próximas horas ou dias, é bom ficar atento às obrigações para o retorno ao Brasil. Confira:

- Teste de Covid-19 RT-PCR com até 72h antes do embarque ou Teste de antígeno com até 24 horas antes do embarque;

- Preenchimento do DSV (Declaração de Saúde do Viajante) .

Ambos os documentos serão pedidos no momento do check-in e podem ser apresentados no formato PDF, no celular.

Aeroporto Internacional de Montevidéu

Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, teve filas e princípio de confusão (Foto: Lazlo Dalfovo / LANCE!)

Fonte: Lancenet