Torcedores do Flamengo sofrem para embarcar para o Rio: "Ganha quem grita mais"

Após os transtornos no embarque, os torcedores do Flamengo que conseguiram chegar em Guayaquil com a Outsider Tours vivem um novo problema para o retorno ao Rio de Janeiro. Centenas de rubro-negros estão desamparados no Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, no Equador, e aguardam com esperança uma vaga nos voos prometidos pela empresa.

A empresa informou, por volta das 21h30 (de Brasília), que todos os torcedores foram embarcados.

Os primeiros indícios de confusão começaram ainda noite de sábado, horas depois do Flamengo conquistar o tricampeonato da América. Muitos torcedores não tiveram tempo de comemorar o título e correram para o aeroporto com a promessa de embarque na mesma noite.

Assim como enviado aos clientes, a Outsider divulgou nas redes sociais o planejamento dos voos de volta. Os primeiros, inclusive, agendados para 23h e 23h30 de sábado. Outros três voos com saída entre os dias 30 e 31.

Torcedores do Flamengo tentam embarcar no aeroporto de Guayaquil — Foto: Reprodução
1 de 3 Torcedores do Flamengo tentam embarcar no aeroporto de Guayaquil — Foto: Reprodução

Torcedores do Flamengo tentam embarcar no aeroporto de Guayaquil — Foto: Reprodução

A empresa foi procurada pelo ge . Fernando Sampaio, diretor comercial da Outsider Tours, se manifestou apenas após a publicação da reportagem. Ele afirmou:

- Todos os voos de volta estão confirmados. E os horários dos voos de volta são atrelados aos voos de ida. Acontece que muitos passageiros, sabendo os horários dos outros voos mais cedo, tentaram embarcar nos voos de mais cedo. Obviamente, não foi permitido. Na madrugada do dia 31, às 2h15 partirá o nosso último voo com destino ao Brasil. E, com esse voo, os mais de 1,7 mil flamenguistas que levamos estarão de volta para casa.

Segundo o diretor, a empresa levou 1791 passageiros ao Equador. Ele informou que 1879 pacotes foram vendidos.

Para os torcedores que embarcariam no sábado, o pedido foi que estivessem no aeroporto às 19h, porém, os funcionários da empresa chegaram ao local cerca de 1h30 depois, segundo relatos. A partir disso, a confusão se instalou em Guayaquil, assim como foi no Rio.

Diversos torcedores contam que tiveram a promessa de embarque quebrada e começaram a ser realocados pela Outsider. Um dos passageiros era Alisson Netto, advogado de 42 anos, que tinha passagem para o voo das 23h, mas ficou no aeroporto até 02h para que o caso fosse resolvido.

O nome de Alisson e de seu irmão, Caio Netto, engenheiro de 30 anos, não estavam na lista de embarque e inicialmente tinham a promessa que embarcariam no voo da manhã, mas, novamente, os nomes não estavam na lista e foram realocados para um voo que deixará Guayaquil nesta tarde de domingo.

- A orientação era para chegar no aeroporto às oito da noite que estaria garantindo o retorno no sábado. Eu fui o primeiro a chegar no aeroporto, não consegui assistir nem a comemoração do time. Cheguei às sete e os primeiros funcionários da Outsider chegaram às oito e começaram a acomodar as pessoas nos voos. Não tinha voo para todo mundo. Ao contrário das mensagens que recebi, me garantindo que eu retornaria ontem, eu não estava no voo que prometeram. Fiquei no aeroporto até duas da manhã até que eles conseguiram um hotel para mim. Outras pessoas preferiram ficar no aeroporto - contou Alisson, antes de continuar:

- Me mandaram chegar no aeroporto às sete para embarcar às 10h50. Cheguei antes das 07h e não havia voo para gente. O voo estava lotado com pessoas que não conseguiram embarcar ontem, assim como eu. Eles foram priorizando as pessoas que arrumaram confusão, que xingavam e que ameaçavam bater. Essas pessoas embarcaram. Depois de muita confusão consegui o nome para embarcar no voo das 16h50. Eles trocam o nome das pessoas de acordo com quem mais grita e arruma confusão, quem vai com educação não consegue embarcar. Está caótico aqui. Eu não sei como vai ser a volta desse pessoal que está aqui. Tem muita gente prejudicada - finalizou.

Além disso, outros relatos contam que os funcionários da empresa apresentam dificuldades para encontrar a solução para os passageiros. Alguns torcedores, inclusive, tentaram a compra de voos por conta própria para retornarem ao Rio, porém há também a dificuldades para encontrar vagas. A maioria das opções são voos que duram mais de 35 horas de viagem.

Outros relatos afirmam que a Outsider privilegiou alguns passageiros que possuem relações comerciais com a empresa. Porém, nem todos os jornalistas e influenciadores que são parceiros da da Outsider tiveram privilégios ou preferência para embarcar.

Confusão para chegar ao Equador

O clima de tensão para o embarque começou na noite de quarta-feira, quando os primeiros torcedores do Flamengo passaram por dificuldades para chegar em Guayaquil com a Outsider Tours. A saga perdurou até sábado, quando decolou o último voo previsto pela empresa.

Alisson e Caio, torcedores do Flamengo que foram prejudicados pela Outsider — Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal
2 de 3 Alisson e Caio, torcedores do Flamengo que foram prejudicados pela Outsider — Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Alisson e Caio, torcedores do Flamengo que foram prejudicados pela Outsider — Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Alisson e Caio compraram o pacote com voo bate-volta, que não cumpriu a promessa. Os passageiros desse voo foram realocados para dois voos comerciais distintos e desembarcaram em Guayaquil a uma hora da bola rolar.

- Eu deveria embarcar em um voo bate-volta que sairia quatro da manhã de sábado, assistiria o jogo e voltaria às onze horas de sábado. Mas tive dois voos comerciais: um da Gol até Manaus e outro da Azul para Guayaquil. Saímos da área de desembarque às duas horas, eu cheguei no estádio quando faltavam 20 minutos para o jogo. Outras pessoas chegaram com a bola já rolando. Eu paguei pelo transfer, mas não teve transfer. Cada um teve que se virar. Eu peguei um táxi, mas algumas pessoas foram a pé, que é uma caminhada muito longa, mais de 10 km. Fomos de táxi até onde dava. Foi muito confuso. A gente acabou tendo que ficar num lugar muito longe do estádio e caminhando muito tempo. Eu cheguei em cima da hora - encerrou Alisson.

Voucher de Caio Netto, um dos torcedores prejudicados pela Outsider — Foto: Reprodução
3 de 3 Voucher de Caio Netto, um dos torcedores prejudicados pela Outsider — Foto: Reprodução

Voucher de Caio Netto, um dos torcedores prejudicados pela Outsider — Foto: Reprodução

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte