Um grupo de torcedores do Flamengo homenageia próximo ao Maracanã os 10 atletas da base do que morreram no incêndio no Ninho do Urubu, em fevereiro do ano passado. Na Av. Radial Oeste, eles desenham em um muro o rosto de cada um dos meninos. A ação não tem qualquer participação do clube.
- A galera já estava com essa vontade de homenagear. Um amigo em comum me indicou. Estavam dispostos a fazer uma mobilização. Perguntaram a minha ideia. Propus reunir a torcida. A morte de 10 meninos numa situação de injustiça, expostos, sob a tutela de um clube. Me identifico com as causas e achei válida essa ideia - disse Airá Ocrespo, artista responsável pelos grafites.
Meninos do Ninho têm os rostos pintados em avenida próxima ao Maracanã — Foto: Thayuan Leiras / GloboEsporte.com
Um dos torcedores envolvidos explicou que a escolha pelos arredores do Maracanã foi óbvia: representa o sonho de Athila, Arthur Vinicius, Pablo, Christian, Jorge, Samuel, Gedinho, Bernardo Pisetta, Vítor Izaias e Rykelmo um dia atuarem no palco.
- O sonho deles é o nosso sonho. A gente celebra com esse mural a vida desses garotos. São três dias de trabalho com o Airá, um grafiteiro famoso, que entendeu a necessidade de se fazer isso. Escolhemos o Maracanã como ponto simbólico. É celebração e o sonho desses meninos - disse Carlos Motta.
Meninos do Ninho têm os rostos pintados em avenida próxima ao Maracanã — Foto: Thayuan Leiras / GloboEsporte.com
Neste sábado, dia 8 de fevereiro, completa um ano do incêndio que matou os 10 garotos. Na data, o Flamengo enfrenta o Madureira, no Maracanã, às 18h, pelo Carioca.
O Flamengo atua com discrição na programação para o um ano da tragédia no Ninho do Urubu, sábado, dia de confronto com o Madureira pela Taça Guanabara. E torcedores também fizeram questão de lembras as vítimas nos arredores do estádio. O clube se cerca de cuidados para evitar polêmicas na data marcante.
Torcedores na homenagem aos meninos que morreram no incêndio no Ninho — Foto: Thayuan Leiras / GloboEsporte.com
Como os jogadores se apresentam na manhã de sábado para a partida marcada para às 18h (de Brasília), não haverá ações oficiais no Ninho do Urubu. O Flamengo planeja a realização de uma missa, ainda sem local e horário definidos, e ações no decorrer do jogo com o Madureira.
O clube criou uma arte com a frase “Nossos 10” que será exibida em camisa branca vestida pelos jogadores na entrada no gramado. Durante a partida, os atletas vão usar uma braçadeira de luto com o mesmo desenho. Além disso, haverá os dizeres #GarotosdoNinho na camisa.
O Flamengo se reuniu ainda com membros de torcidas organizadas para a realização de ações na arquibancada. Não haverá mosaico, mas o clube deseja uma homenagem em moldes similares ao Fla-Flu de 14 de fevereiro do ano passado, primeiro jogo após a tragédia.
Na ocasião, torcedores exibiram bandeiras com os rostos dos meninos e soltaram balões.