A torcida do Flamengo , em sua grande parte, não teve uma experiência agradável para acompanhar a vitória do Rubro-negro por 2 a 0 sobre o Volta Redonda , pela semifinal da Taça Rio - o segundo turno do Campeonato Carioca , na tarde do último domingo (5).
Em primeira instância, o duelo seria transmitido de forma gratuita para os sócios do clube, e para não-sócios seria cobrado o valor de R$ 10. Todos acompanhariam a partida de domingo através da plataforma de streaming MyCujoo, até semana passada pouco conhecida no mercado.
No entanto, a plataforma de pagamento utilizada pelo serviço não aguentou tecnicamente o alto fluxo de flamenguistas interessados na compra do pay-per-view e muitos não conseguiam realizar o pagamento para assistir o jogo.
Sendo assim, os dirigentes do Flamengo optaram por liberar as imagens na FlaTV, canal oficial da equipe no Youtube, sem nenhum custo e para todos que quisessem assistir. Isso, a poucos minutos do apito inicial. A questão que mais incomodou muitos torcedores foi a demora para o anúncio dessa novidade nas redes sociais oficiais do clube.
Dessa forma, muitos torcedores escreveram mensagens à diretoria da equipe, manifestando a contrariedade pela política escolhida para a transmissão. A maioria das mensagens lembra que o Flamengo é um "time do povo" e isso não pode ser esquecido na hora de tomar decisões estratégicas como essa.
A ideia de cobrar o valor de R$ 10 para o duelo válido pelo campeonato estadual fez com que muitos torcedores se queixassem sobre a atitude da diretoria que teria recusado um valor de R$ 18 milhões da Rede Globo, mas estaria interessada em lucrar sobre sua própria torcida.
Confira alguns tweets que ilustram a situação:
@Flamengo , põe uma coisa na sua cabeça. Jogaremos juntos, sempre, se vocês jogarem juntos com a gente. Não façam mais isso. Antes de fazer uma besteira (Mycujoo), consulte a torcida antes... Faça uma enquete e não cometerá erros. #IssoAquiÉFlamengo #SRN #NaoAos10reais #FLATV
-- Denis Ferraz (@RauDenisFerraz) July 5, 2020
Escolheu o momento errado para fazer isso, deveriam terminar o Carioca na FlaTV, faltam só dois jogos.
-- Wagner (@wagnerlagoa) July 4, 2020
Time arrecadou uma boa grana num jogo que não valia nada, iria arrecadar muito mais nesses últimos dois jogos.
Aaaaaaaaaaaaaaah Agora liberou, depois de uma pataquada né, não fez mais que sua obrigação e entenda de uma coisa, o Flamengo é do povo, seja rico ou o pobre, seja desde o Jardim Oceanico (Barra) até a Favela da Maré, nunca exclua o povão do jogo, somos Mengão, mas somos iguais
-- Júlio ?é?ar ? (@juliopegador) July 5, 2020
Não se enganem com o LANDINM. Só está passando na Fla TV, por causa dos problemas no App mycujoo.Ele não tá nenhum pouquinho preocupado com a gente!
-- BETO GUEDES (@beto_guedespb) July 5, 2020
Pq fez a gente passar raiva? Tá precisando de dinheiro, se comunica melhor. Fala com a sua torcida. Mobiliza, faz campanha. Quem esteve ao seu lado com Negreiros e Walter Minhoca não vai te deixar na mão agora. Te amo.
-- Glaucia "Twist" Marques (@gc_marques) July 5, 2020
Ahhhh entendeu? Ridículo da próxima vez preparar a nação para suas escolhas? Valor era pequeno mais a situação era de comemoração de ter liberdade e logo em seguida vcs inventam taxa? Respeito é tudo e confiança é eterno
-- Alex Jones (@Jones1977Alex) July 5, 2020
Sabotaram a própria FlaTV com essa história toda. Um jogo que teria mais de 3 milhões de visualizações de pico não teve nem 2 milhões com uma audiência menor que Fla x Boavista. Bizarro.
-- Fernando Amorim ??? (@FerSagat1981) July 5, 2020
Depois da burrice de fazer o que fez, agora vem com essa... É bom pra ficar esperto e ver quem manda. Ok, tem que arrecadar, mas tem que respeitar o torcedor também!! Era pra ter uns 5 milhoes online na FlaTv, mas enfim, serve de exemplo aos cartolas burros!
-- Bob Nunes (@bobdaslabaredas) July 5, 2020
Torcedores serão ressarcidos?
Até o momento ainda não há um posicionamento oficial do Flamengo ou da MyCujoo se os torcedores que compraram o jogo serão ressarcidos, embora nos bastidores já se cogite esta possibilidade.
O UOL Esporte entrou em contato com Terence Gargantini, CEO da empresa na América do Sul, mas o executivo limitou-se a dizer que o Rubro-negro iria se posicionar neste sentido.
"O CRF vai se comunicar com seus torcedores após o jogo sobre esse assunto", disse à reportagem em mensagem de Whatsapp .
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF