Todo mundo quer Daniel Alves: lateral agita o mercado brasileiro perto do fim da janela

Após assinar a rescisão com o São Paulo , Daniel Alves tem movimentado o mercado brasileiro. Entre propostas e sondagens, são vários interessados na contratação do jogador de 38 anos. E o prazo de inscrições do Brasileirão, que acaba na sexta-feira, aumenta a tensão sobre essa novela.

Segundo o staff do lateral, Daniel Alves tem quatro propostas do futebol brasileiro e outras duas do exterior.
Quem vai levar Daniel Alves? Lateral tem agitado o mercado — Foto: Arte/ge
1 de 2 Quem vai levar Daniel Alves? Lateral tem agitado o mercado — Foto: Arte/ge

Quem vai levar Daniel Alves? Lateral tem agitado o mercado — Foto: Arte/ge

Com passagens por Bahia, Sevilla, Barcelona, Juventus, PSG e São Paulo, Daniel Alves, se ficar no Brasil, só poderá disputar o Brasileirão, uma vez que as inscrições para as outras competições (como Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil) já estão encerradas.

O Flamengo já monitorava a situação de Daniel Alves desde a semana passada. O Fluminense entrou na disputa e apresentou uma proposta na segunda. O Athletico disse estar "trabalhando", apesar de reconhecer ser muito difícil. Ele também chegou a ser cotado no Palmeiras, mas a diretoria negou qualquer negociação.

Afinal, quem vai levar Daniel Alves?

Flamengo

Daniel Alves quer jogar na lateral direita de olho em uma convocação para a Copa do Mundo de 2022. Apesar de já contar com Isla, Matheuzinho e Rodinei na posição, o Flamengo entende que não pode fazer vista grossa e desperdiçar a chance de ter um atleta deste porte . O Rubro-Negro, porém, só fecharia negócio com um salário bastante inferior em relação ao que o jogador recebia no São Paulo , cerca de R$ 1,5 milhão mensais.

Além da concorrência, Daniel Alves também precisaria superar uma rejeição da torcida. Em enquete promovida pelo ge , 61,68% dos flamenguistas mostraram-se contrários à contratação do jogador .

Fluminense

O Fluminense entrou na briga, mas também esbarra na questão financeira. A diretoria tricolor apresentou uma proposta ao lateral-direito na segunda-feira . Sem cacife para competir com as cifras dos concorrentes mais ricos na disputa pelo lateral-direito de 38 anos, como por exemplo o Flamengo e os clubes do exterior, o Tricolor e aposta suas fichas em um projeto de longo prazo para seduzir o jogador. Enquanto em outros times Daniel Alves dividiria o protagonismo com nomes de peso, nas Laranjeiras ele chegaria para ser o astro. Inclusive na "era pós-Fred", que tem sua aposentadoria prevista para o meio de 2022. Atualmente, o Flu conta com Samuel Xavier e Calegari para a posição.

Athletico

O jornalista argentino César Luis Merlo divulgou que o Athletico apresentou uma "proposta muito boa" por Daniel Alves . Procurado pelo Blog da Nadja, o presidente Mario Celso Petraglia disse estar "trabalhando", mas o diretor técnico Paulo Autuori avaliou ser "muito difícil". O Furacão conta com Marcinho e Khellven para a posição.

Palmeiras

Questionado na semana passada sobre a possibilidade de contratar Daniel Alves, Edu Dracena, o assessor de futebol do Palmeiras, adotou um discurso cauteloso. Afirmou não ter negociação "por enquanto", mas lembrou que o "futebol é bem dinâmico" .

- Sobre o Daniel, no futebol, conversamos com tudo e todos, mas hoje posso garantir que não existe nada em relação ao Daniel. A gente tem uma harmonia muito grande entre o Anderson (Barros, diretor de futebol), Cícero (Souza, gerente) e diretoria. Todos sabem o que conversamos e não tratamos sobre o Daniel. É um grande jogador, falamos de todos, mas não quer dizer que vamos trazer para o Palmeiras - falou Dracena, em entrevista à TV Gazeta.

Bahia

Daniel Alves falou, em uma entrevista em junho , que demoraria para voltar ao Bahia e que pensava em jogar "um ou dois meses" no clube que o revelou. A declaração não caiu bem com a torcida e estremeceu a relação entre eles. Depois disso, o lateral afirmou que, no Brasil, só atuaria pelo São Paulo . Apesar disso, o atacante Gilberto convidou Daniel Alves para voltar ao Tricolor baiano. A diretoria do Bahia não se pronunciou sobre uma possível volta do jogador.

Exterior

A Europa, por exemplo, já não é um caminho possível, pelo menos até o começo de 2022. As principais ligas do continente europeu fecharam no final de agosto.

Um exemplo: para que pudesse ter assinado com o Sevilla, clube especulado como interessado no jogador, Daniel Alves teria de ter concretizado a rescisão com o São Paulo até o dia 31 de agosto, data do fechamento da janela da Espanha.

Com o mercado europeu encerrado, sobraram apenas destinos periféricos, como México, Catar, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Argentina.

Se quiser voltar para a Europa antes da Copa do Mundo, Daniel Alves terá que esperar até o começo de janeiro. Janelas como a da França e a da Inglaterra abrem em 1º de janeiro de 2022. A Espanha abre no dia 3.

Exterior em 2021? Só em mercados periféricos, como México, Catar e Argentina — Foto: EFE
2 de 2 Exterior em 2021? Só em mercados periféricos, como México, Catar e Argentina — Foto: EFE

Exterior em 2021? Só em mercados periféricos, como México, Catar e Argentina — Foto: EFE

Fonte: Globo Esporte