Nesta terça-feira, Flamengo e Fluminense enfrentam-se pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Este será o primeiro encontro das equipes na competição. O Rubro-Negro, em busca do quinto título do torneio, já enfrentou Botafogo e Vasco na Copa, e possui histórico positivo contra rivais.
O Flamengo enfrentou os rivais cariocas em oito jogos da Copa do Brasil. Com goleada e título no currículo, o Rubro-Negro foi eliminado apenas uma vez. Ao todo, são quatro vitórias, três empates e uma derrota: aproveitamento de 62,5%.
Relembre os confrontos:
2006 - Flamengo x Vasco (2x0 / 1x0)
Copa do Brasil 2006
Final
Flamengo
Vasco
O primeiro encontro do Flamengo com um rival carioca na Copa do Brasil foi em 2006, justamente em uma final. Após goleadas contra ABC, Guarani e Atlético-MG, o Fla enfrentou o Vasco na decisão. O time de São Januário havia eliminado o Fluminense nas semifinais, logo, o duelo entre rivais cariocas aconteceria independentemente do adversário.
A final de 2006 foi a primeira decidida por clubes do mesmo estado. As duas partidas, disputadas no Maracanã, foram vencidas pelo Flamengo. Na ida, Obina, criticado pela torcida, saiu do banco para abrir o placar na primeira participação no jogo. O atacante finalizou no ângulo, e empolgou o Rubro-Negro, que pressionou o Vasco para ampliar com Luizão pouco depois.
Juan comemora gol do título da Copa do Brasil de 2006 — Foto: Divulgação/C.R. Flamengo
O 2 a 0 na ida gerou maior tranquilidade para a volta, ainda mais com a expulsão do atacante vascaíno Valdir Papel no início do jogo. O lateral Juan fez o único gol da partida no primeiro tempo, e o Flamengo administrou o resultado para sair com o título.
Campeão em 2006, o Flamengo encerrou um jejum de catorze anos sem um título nacional – o último havia sido o Brasileiro de 1992. Neste tempo, foram três vices da Copa do Brasil em 1997, 2003 e 2004.
2013 – Botafogo x Flamengo (1x1 / 0x4)
Copa do Brasil 2013
Quartas de final
Botafogo
Flamengo
Sete anos depois do título contra o Vasco, o adversário da vez foi o Botafogo, agora nas quartas de final. O Maracanã foi, novamente, palco dos dois duelos. O empate em 1 a 1 na ida com gols de André Santos e Edilson deixou tudo aberto para a volta.
Um mês depois, no reencontro, Hernane foi o fator de desequilíbrio. Em um ano de artilheiro, o Brocador mostrou, contra o Botafogo, o ponto mais alto da relação com a bola e o Maracanã. Diante de um adversário favorito, que tinha Jefferson, Seedorf e companhia, o Flamengo teve no camisa 9 o grande protagonista da goleada por 4 a 0, com três gols marcados.
Léo Moura, aniversariante daquela noite, completou o passeio marcando um de pênalti. O 2 rubro-negro foi parabenizado em coro pelos flamenguistas, que foram maioria absoluta no Maraca.
Hernane fez três contra o Botafogo na Copa do Brasil de 2013 — Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo
A goleada animou a campanha do Flamengo na Copa do Brasil. O Rubro-Negro eliminou o Goiás na semifinal e levantou a taça da competição contra o Athletico Paranaense. O último título no torneio havia sido na final contra o Vasco.
2015 – Vasco x Flamengo (1x0 / 1x1)
Copa do Brasil 2015
Oitavas de final
Vasco
Flamengo
O Clássico dos Milhões voltou a ser disputado na Copa do Brasil nove anos após a final de 2006. Em 2015, Flamengo e Vasco disputaram uma vaga nas quartas de final da competição. No ano, os rivais se enfrentam em oito oportunidades, e os vascaínos levaram a melhor na Copa.
Jorge Henrique decidiu no jogo de ida e fez o único gol do duelo. Após cruzamento rasteiro de Riascos, o atacante estufou a rede de César. Com a vitória, o Vasco voltou ao Maracanã com a vantagem do empate.
A diferença do placar durou pouco na volta. Com apenas cinco minutos de jogo, o Flamengo deixou tudo igual no agregado após gol contra do lateral Madson. No lance, houve uma divergência entre árbitro e auxiliar por conta da marcação de um impedimento, mas o gol foi validado. Aos 32 do segundo tempo, Nenê acertou cruzamento preciso para Rafael Silva que, sozinho, deixou tudo igual.
Rafael Silva, do Vasco, comemora gol sobre o Flamengo em 2015 — Foto: Pedro Martins / AGIF
O empate classificou o Vasco para as quartas de final da Copa do Brasil. A equipe não chegou longe na competição, e foi eliminada na sequência para o São Paulo.
2017 – Flamengo x Botafogo (0x0 / 1x0)
Copa do Brasil 2017
Semifinal
Flamengo
Botafogo
gif berrio flamengo botafogo — Foto: Reprodução
O último encontro do Flamengo com um rival na Copa do Brasil foi em 2017, contra o Botafogo. O Nilton Santos, na ida, recebeu uma grande festa da torcida alvinegra, mas não viu gols em campo: 0 a 0, expulsões de Muralha e Carli, e decisão marcada para o Maracanã.
A volta, parelha e truncada, teve grande pressão do Alvinegro e boas chances do Flamengo. O gol poderia sair de qualquer lado, mas, com um lindo drible, Orlando Berrío desmontou a marcação de Victor Luís e do Botafogo. O colombiano deixou o adversário para trás e achou Diego Ribas com espaço para finalizar. Golaço em uma jogada inesquecível.
Com a vitória por 1 a 0, o Flamengo passou para a final. Na decisão, o Rubro-Negro caiu para o Cruzeiro nos pênaltis e terminou com o vice-campeonato.