Título carioca ameniza pressão e fortalece promessa de DNA vencedor no futebol do Flamengo

O Carioca está longe de ser o campeonato dos sonhos do Flamengo, mas fazer a “obrigação” pavimenta o caminho para a volta do tão prometido DNA vencedor na gestão Rodolfo Landim.

Ao vencer o Vasco por 2 a 0 no Maracanã, o Rubro-Negro ampliou a hegemonia no estado e fortaleceu um departamento montado para “dar casca” a um elenco que vinha batendo na trave. Nomes como Abel Braga, Marcos Braz e Paulo Pelaipe chegaram ao Ninho respaldados pelo histórico que comprovaram com mais um título.

Rodolfo Landim e Marcos Braz recebem troféu do Carioca — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Rodolfo Landim e Marcos Braz recebem troféu do Carioca — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Multicampeão, Abelão chegou ao oitavo título carioca como jogador e treinador. Se contar toda a carreira, são 13 estaduais - nove no banco de reservas. Gritar campeão dessa vez serviu para, principalmente, dar calmaria ao ambiente em busca de uma obsessão: a Taça Libertadores da América.

Abel não esconde dos mais próximos que o troféu que conquistou em 2006 - e o Flamengo em 1981 - é o principal objetivo da temporada. Não à toa, o planejamento para o duelo com a LDU, quarta, em Quito, foi feito com todo cuidado e participação efetiva do treinador.

Abel tem 13 títulos estaduais na carreira, nove como treinador (quatro Cariocas). Marcos Braz chegou a cinco títulos como dirigente do Flamengo, e Paulo Pelaipe

A conquista engrandece também o currículo de Marcos Braz como dirigente. Seja como diretor ou vice de futebol, foi o quinto troféu erguido com o Flamengo: três estatuais (2007, 2008 e 2019), uma Copa do Brasil (2006) e um brasileiro (2009).

Nos bastidores, o vice-presidente foi um dos que mais agiu para que o clube não entrasse no clima de oba-oba pelo favoritismo e repetia que o “o Carioca era mais importante para ele do que para qualquer um”. A preocupação era exatamente em amenizar qualquer clima de pressão por mais um “cheirinho”.

Abel e Diego com o troféu de campeão — Foto: Paulo Sérgio/Agência Estado

Abel e Diego com o troféu de campeão — Foto: Paulo Sérgio/Agência Estado

Por fim, Paulo Pelaipe chegou ao terceiro título em praticamente dois anos de clube somando as duas passagens. Em 2013 e 2014 (foi demitido em maio), levantou a Copa do Brasil e o Carioca, este também em cima do Vasco como em 2019.

- É um orgulho imenso voltar ao Flamengo e ser campeão novamente, dando alegria para o torcedor - repetia ainda no gramado do Maracanã após a entrega de medalhas.

Pelaipe, Noval e Marcos Braz: trio responsável pelo futebol do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Pelaipe, Noval e Marcos Braz: trio responsável pelo futebol do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Retrospecto vitorioso que dá sustentação ao departamento de futebol, mas também experiência de sobra para manter o alerta ligado. Quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), é dia de LDU, em Quito, pela Libertadores. E no Flamengo a pressão é amenizada, mas continua.

Fonte: Globo Esporte