Integrante da lista larga da seleção brasileira, o zagueiro Léo Ortiz foi o escolhido pelo técnico Dorival Jr para substituir Éder Militão em função da titularidade no Flamengo.
Embora não atue há muitos jogos, o defensor foi alçado ao posto de maneira definitiva pelo novo treinador, Filipe Luís, e a sequência de jogos recente pesou para a convocação.
Dorival também poderia chamar Fabrício Bruno, presente na mesma lista larga, e já conhecido por ele desde a primeira convocação. Mas como não tem atuado com regularidade, isso fez a diferença.
Na coletiva para anunciar a lista, Dorival também citou este mesmo motivo para justificar a ausência de Endrick, que está há mais de um mês sem atuar pelo Real Madrid.
A explicação se deve à dificuldade da comissão técnica de dar ritmo de jogo aos atletas convocados com poucos dias de preparação.
Os jogadores se apresentam nesta segunda-feira para os jogos contra Venezuela, dia 14, e Uruguai, no dia 19. O Brasil é hoje o quarto colocado nas Eliminatórias.
Além de Léo Ortiz, Dorival chamou Gabriel Martinelli para o lugar de Rodrygo, cortado junto com Militão por lesão. Ambos se machucaram neste sábado, em jogo do Campeonato Espanhol.