Depois de 13 anos na Europa, o lateral-esquerdo Alex Sandro tem data marcada para a reestreia no futebol brasileiro: domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã. A primeira partida pelo Flamengo será logo o clássico contra o Vasco.
O último jogo de Alex Sandro no futebol nacional foi disputada em 2 de julho de 2011, na vitória por 1 a 0 do Santos sobre o América-MG. No dia 23 do mesmo mês, assinou contrato com o Porto, clube com o qual iniciaria trajetória de sucesso na Europa. E os bons resultados se estenderiam aos clássicos .
O defensor, que já havia conquistado dois Paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores com o Santos, sagrou-se bicampeão português e ainda ganhou uma Supertaça em terras lusitanas. O retorno rápido com a camisa azul e branco o manteve em Portugal por quatro anos.
No período, o Porto sobrou no clássico com o Sporting: em 10 jogos, venceu cinco, empatou quatro e perdeu apenas um. No principal duelo do país, equilíbrio total: em 11 partidas diante do Benfica, foram quatro vitórias, quatro derrotas e três empates.
Alex Sandro chegou à Juventus em agosto de 2015 para fazer história. Quase 10 anos depois, saiu com 12 títulos, cinco Italianos, cinco da Copa da Itália e duas Supercopas da Itália. Não bastasse isso, deixou o clube na condição de estrangeiro que mais vezes defendeu a Velha Senhora, com 327 partidas, mesmo número registrado pelo craque tcheco Pavel Nedved.
Dois desses títulos foram conquistados em finais contra o Milan, a Copa da Itália de 2016 e a Supercopa de 2018.
No clássico contra o Milan, aliás, saiu-se muito bem, com mais do que o dobro de vitórias em relação a derrotas: 11 a 5 - os times empataram seis vezes.
No mais importante clássico do país, conhecido como o Derby D'Itália, Alex Sandro também levou a melhor, mas o confronto é mais equilibrado. São nove vitórias contra a Internazionale, sete empates, sete derrotas e um gol marcado.
Por fim, ainda que exista um abismo de investimento e de história quanto a títulos conquistados, o Derby Della Mole, duelo entre Juventus e Torino, também é considerado clássico . Nesse, Alex Sandro nada de braçada: 17 jogos, 13 vitórias, quatro empates e dois gols marcados.
Com o inegável sucesso na Europa, Alex Sandro tenta estrear com o pé direito num clássico que reservou a maior alegria ao Flamengo na temporada: a goleada por 6 a 1 sobre o Vasco, no primeiro turno.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv