Titular após longa espera, Rossi "marca território" no Flamengo e se candidata a goleiro da Era Tite

Um dos três reforços que contratados na última janela, Rossi precisou exercitar a paciência em seu início no Flamengo . Anunciado oficialmente no dia 1º de julho, o goleiro argentino esperou 81 dias para enfim ter a primeira oportunidade na meta rubro-negra. Entrou no time na famosa "fogueira" diante da má fase da equipe, mas se firmou na sequência de jogos antes da Data Fifa e se candidata a titular da Era Tite.

Rossi em ação em treino do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

O novo técnico rubro-negro ainda não esboçou um time nesta primeira semana de treinamentos, mas Rossi larga na frente por já ter "marcado território", digamos assim. Aos 28 anos, o ex-goleiro do Boca Juniors, da Argentina, vinha sendo elogiado pela tranquilidade que tem passado aos jogadores de defesa ao ser muito participativo durante as partidas.

Rossi gosta de orientar constantemente o posicionamento da defesa e as melhores opções de passes para os companheiros que recebem a bola. Além disso, sua capacidade de jogo com os pés é elogiada desde a comissão técnica de Jorge Sampaoli. Internamente, a preparação de goleiros considera que o argentino já está com ritmo ideal e 100% fisicamente .

- Estou bem. Meu último jogo tinha sido na Arábia (Saudita) no dia 31 de maio, então foram quase quatro meses sem jogar. Depois, jogar três jogos em duas semanas é muito. Para um goleiro é muito importante o ritmo de jogo, pela distância da bola, o ritmo, é outro futebol na Arábia. Aos poucos vou somando minutos, crescer e melhorar no dia a dia - afirmou após a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, em sua estreia no Maracanã.

Invicto no Flamengo , Rossi tem quatro jogos e dois gols sofridos (média de um a cada duas partidas). Sendo que um deles foi de pênalti, no empate em 1 a 1 com o Corinthians na Neo Química Arena, na última rodada antes da Data Fifa. O outro foi quando assumiu a responsabilidade debaixo das traves no segundo jogo da final da Copa do Brasil, em que o Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o São Paulo no Morumbi e acabou vice-campeão.

Nas redes sociais, alguns torcedores chegaram a debater se Rossi tinha falhado no gol marcado por Rodrigo Nestor (veja no vídeo abaixo) , pois o soco para afastar a bola aérea não saiu muito forte, e o meia do São Paulo conseguiu finalizar com o goleiro ainda voltando para a meta. Mas ele foi defendido por um ex-companheiro de posição e ídolo rubro-negro: Júlio César .

- Cara, não foi um erro. Getúlio, quantas vezes você socou a bola ali no "bololô" e a bola foi para frente? Às vezes você não consegue executar o movimento correto. Você tem que, naquele momento ali, fazer o movimento que te permite ser feito. A gente sabe que o be-á-bá é o seguinte: zagueiro não pode cabecear para o meio da área e nem goleiro pode cabecear para o meio da área. Porque a tendência é (a bola) cair no pé de um atacante ou de alguém que está esperando o rebote e chutar. E o dele nem foi assim, para o meeeiiio da área - declarou em entrevista ao canal "Mundo GV" no YouTube, do também ex-goleito Getúlio Vargas.

Além de Rossi, Tite tem como opção para o gol o jovem Matheus Cunha, de 22 anos e que vinha sendo titular até ser barrado pelo argentino, e o experiente Santos, de 33 anos e que não joga desde maio após perder espaço. A estreia do treinador será na próxima quinta-feira, às 19h (de Brasília), quando o Flamengo visita o Cruzeiro no Mineirão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte