Tite valoriza primeiro tempo do Flamengo, elogia Diniz e Fluminense, mas lamenta chances perdidas

Flamengo empatou em 1 a 1 com o Fluminense, neste sábado, no Maracanã. O Rubro-Negro saiu na frente com um golaço de Arrascaeta no primeiro tempo, mas sofreu o empate na etapa final, com gol de Yony González. Após a partida, o técnico Tite falou sobre a atuação e o resultado.

- No contexto geral do jogo, fez um grande primeiro tempo. Grande. Talvez, se tivesse concretizado as oportunidades, faria um placar mais elástico. Hoje estavam em campo no Fla-Flu os dois últimos campeões da Libertadores. Isso é grande. Com um grande trabalho do Diniz, do Angioni, e nós retomando esse processo de confiança e fazendo um jogo do nível do 1º tempo foi impressionante para mim. Nas trocas, no segundo tempo, tu revitaliza. Quando eu ia fazer esses ajustes, tomamos o gol no segundo tempo. O jogo terminou mais equilibrado. Metade para nós muito superior, uma outra parte, 25 minutos, talvez, de superioridade do Fluminense, mas sem uma contundência.

Tite orienta a equipe do Flamengo contra o Fluminense — Foto: André Durão

- Fica a sensação de que poderíamos ter vencido.

Ao ser perguntado se a equipe recuou no segundo tempo, o treinador do Flamengo disse que foi um jogo com diversas etapas dentro da mesma partida. Além disso, o técnico justificou a saída de Pedro e as entradas de Gabigol e Bruno Henrique.

- Jogos com diversas etapas de jogo, um jogo com a coordenação de movimentos que tem o Fluminense pra saída de bola, e na saída de bola empurrar a equipe para baixo. Não que a equipe quisesse, ela quer jogar num plano parecido como o do Palmeiras. Você tem que ver que do outro lado tem qualidade também. Teve o mérito da equipe da adversária, depois a gente reequilibrou - disse Tite, que completou:

- Nesse reequilibrar, precisávamos ter um time mais fresco. Eu tenho um jogador com a qualidade do Gabi, eu tenho um jogador com a qualidade do Bruno Henrique, que eu tenho que usar até para ter velocidade, porque eles estavam se expondo e tendo a possibilidade de jogada no espaço. Pedro mais pivô e tem feito bons jogos, mas você tem a condição de usar também todo material humano que possa ser possível. Não como ideia, mas como uma situação no jogo.

O empate não foi bom para o Flamengo , que permaneceu em quinto lugar com 57 pontos e perdeu a chance de entrar no G-4 e de colar nos líderes, já que ainda sonha com o título brasileiro.

O Flamengo volta a campo contra o Bragantino, no dia 23 de novembro, no Maracanã. A partida será realizada após a data Fifa, às 21h30 de uma quinta-feira.

Veja outros pontos da coletiva

Detectou alguma carência no elenco para 2024?
- Eu não penso em 2024. Palavra de honra. 2024 só vai ser planejado a partir da realidade de 2023, senão estaremos sempre procurando os jogos, os treinamentos. No final (da temporada) eu tenho a condição de dar uma resposta mais justa com mais discernimento. Ainda temos 5 jogos, fizemos 7, no final eu te prometo.

Gabriel e Pedro podem jogar juntos?
- Podem, só que eu também tenho que olhar a realidade. Cebolinha está jogando muito, Luiz está jogando muito, Bruno Henrique tem velocidade, então o campo está falando com esses jogadores jogando muito.

O que acontece com os times na reta final?
- Nesse aspecto final, o mental é o físico, é o mental, é o tático e é o técnico-individual. Essa junção de fatores é o que determina o desempenho, excelência superioridade de jogar bem, isso tudo interfere.

Uso dos laterais do Flamengo
César Sampaio - A estrutura de construção, usando os laterais por dentro depende muito do adversário, da força e da vulnerabilidade. Para esse jogo, como tínhamos dois externos, se você coloca um lateral que ultrapassa também, muitas vezes os dois ocuparão um mesmo espaço. Também porque uma das forças do Fluminense é o contra-ataque, com jogadores de impacto nesse setor ofensivo pelas laterais de campo. Por isso, deixamos a construção mais para os jogadores de meio-campo, os laterais serviam muitas vezes de apoio ou então quando um externo tinha uma ação interna para dar amplitude.

Tite - Ayrton e Wesley são jogadores que dispensam comentários em termos da qualidade técnica deles e são jogadores que iremos utilizar com certeza até o final da competição.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte