Tite valoriza atuação do Flamengo e diz que objetivo real é vaga no G-4

O Flamengo venceu o Cuiabá, por 2 a 1, neste domingo, no Maracanã. Após a partida, válida pela 37ª rodada do Brasileirão, o técnico Tite valorizou a atuação do time e as homenagens feitas para Filipe Luís e Rodrigo Caio.

- Dá para a gente fazer uma grande partida homenageando dois grandes ídolos. E fazer com que essa homenagem se converta em concentração, competitividade, desempenho e resultado, que não condiz com o que foi o jogo - afirmou o técnico.

Com a vitória, o Flamengo ainda tem chances de título na última rodada. No entanto, a combinação é muito difícil. A equipe de Tite precisa tirar uma diferença de 16 gols em relação ao Palmeiras. O treinador disse que nutriu esperanças pelo "sonho" do título, mas disse que o "real" é a classificação para a Libertadores:

- Eu fiquei com a sensação de que nutri a esperança de que poderia brigar na última rodada pelo título. Porém não está definido aquilo que era o objetivo inicial quando nós sentamos, juntamente com a direção. Você tem o sonho e tem o real, a gente nutriu na medida que encostou na possibilidade do título. O real é a classificação direta para a Libertadores, esse está para a confirmação.

Tite em entrevista coletiva Flamengo x Cuiabá — Foto: Fred Gomes

Varela foi uma novidade no time titular do Flamengo . Tite explicou a opção em escalar o uruguaio, que "comeu a massa" quieto, enquanto foi banco para Wesley e Matheuzinho desde que Tite chegou.

- Tática. Dois externos em amplitude, dois meias nos dois bolsões, um pivô e um sexto jogador agredindo que é um lateral construtor, o Filipe ou o Varela. O Varela comeu a massa quieto durante dez jogos e por méritos do grande jogador que é o Matheuznho, do grande jogador que é o Wesley, mas uma concorrência em alto nível - destacou o treinador.

- Excelência é a repetição. Ele fez um grande jogo, como a equipe fez um grande jogo. Que pena que ela não traduziu no placar a performance que ela teve - disse Tite sobre Varela.

Veja outros trechos da coletiva

- Flamengo conseguirá jogar com o estilo funcional elogiado por você?
Tite:
A parte defensiva de uma ação é parecida com a de 2019. Era Rafinha e Filipe Luís. Nós temos tendência quando é Matheuzinho e quando é Varela. Exatamente a mesma. A parte ofensiva ela trouxe com Pedro de 9 a utilização de dois flechas do lado. Cebolinha, Bruno Henrique, Luiz. Eventualmente um articulador como Gerson, Everton Ribeiro, Victor Hugo. Você tem versatilidade nas utilizações, então o desenho tático passa por aí

- Filipe falou com você sobre atuar no meio de campo?
Tite:
Nossa fase ofensiva é de um lateral construtor, e aí a gente utilizou o Filipe fazendo um articulador. "Vira pé", porque ele esconde o passe até a última possibilidade que ele tem. Um jogador que tem uma qualidade técnica incrível e eu só desejo que ele tenha muita luz na sequência da vida dele.

- Principal erro da temporada?
Juan, gerente de futebol: Nós fomos um time muito irregular nesse ano, a nível de apresentação. Quando você é irregular no Brasil com tantos times competitivos fica mais difícil conquistar os objetivos. Acarreta em demissões, você muda a metodologia no meio do trabalho. É difícil para todo mundo se adaptar, para os jogadores, para o treinador que chega, para o staff. Mas eu vejo que a gente está terminando com um bom trabalho, bem encaminhando. com certeza vai ajudar muito começar o ano que vem com o mesmo treinador, com a mesma comissão, com essa mesma metodologia de trabalho para conquistar os títulos que é o objetivo do Flamengo

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte