Tite terá "desafio" de pôr discurso em prática no Flamengo, algo que os antecessores não conseguiram

- O técnico tem que se adaptar aos atletas e à equipe, não o contrário.

Tite ainda não estreou pelo Flamengo , mas a frase acima, dita na entrevista coletiva de sua apresentação na última segunda-feira, virou pauta de programas esportivos e animou os torcedores nas redes sociais, apesar do "pé atrás" com os antecessores. O treinador terá o "desafio" de colocar o discurso em prática, algo que Jorge Sampaoli e Vítor Pereira não conseguiram.

Sampaoli também chegou a empolgar os torcedores por uma declaração dada antes mesmo de sua contratação. Quando o Flamengo era dirigido por Paulo Sousa, em 2022, o técnico argentino foi convidado do programa "Bem, Amigos!", do sportv, e fez a seguinte afirmação:

- Quando treinador pensa que o jogador tem que se adaptar ao seu estilo e não ao contrário, o fracasso está assegurado. Sigo pensado que futebol não é do treinador, mas dos jogadores.

Porém, quando chegou ao Flamengo este ano, Sampaoli tentou implementar a forma como gosta de jogar, de maneira posicional. E não deu certo. Antes de sua demissão, o técnico admitiu que não conseguiu convencer os jogadores a se adaptar ao seu estilo. Além disso, ele foi criticado por usar jogadores fora de suas posições, como por exemplo Thiago Maia de lateral e David Luiz de volante.

Tite tentará ser diferente de Sampaoli e Vítor Pereira no Flamengo — Foto: Info esporte

O outro técnico que o Flamengo teve nessa temporada (e que também não deu certo) foi Vítor Pereira. Contratado no início do ano, o treinador português foi mais um a animar em seu discurso inicial. Em sua apresentação, declarou:

- Cada treinador tem a sua forma de jogar, cada um tem sua ideia de jogo, e ela tem que ser criada muito em função da qualidade dos jogadores.

Porém, um dos principais questionamentos sobre o trabalho de Vítor Pereira era sua opção por utilizar alguns jogadores fora do posicionamento a que estavam acostumados, como por exemplo Marinho e Cebolinha de alas. VP também tentou por um tempo jogar com três zagueiros.

Thiago Maia jogando de lateral-esquerdo em Flamengo x Athletico-PR — Foto: José Tramontin/Athletico

Ao longo da carreira, Tite já jogou de diferentes formas, mas nos últimos anos vinha atuando com uma linha de quatro na defesa e com pontas no ataque. Sua primeira escalação no Flamengo será colocada à prova nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Cruzeiro no Mineirão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mudanças na rotina

Tite está há apenas uma semana no Flamengo , mas algumas mudanças na rotina já são perceptíveis em relação aos seus antecessores. A começar pelos horários dos treinos. Enquanto Sampaoli e Vítor Pereira tinham preferência por realizar treinamentos na parte da manhã, o treinador gaúcho prefere o período da tarde, por ser mais próximo aos horários dos jogos.

Tite comanda treino no fim da tarde no Ninho do Urubu — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Os jogadores chegam por volta das 14h30 ao Ninho do Urubu, mas Tite já está no local desde a parte da manhã. E os treinos nesse período da tarde costumam adentrar a noite e terminar com os refletores ligados no Ninho do Urubu. Os atletas têm saído do CT depois das 19h. O técnico também tem por hábito treinar o time que vai mandar a campo e não deixar para anunciar só na preleção, como acontecia muito.

O Flamengo é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro com 44 pontos, 11 atrás do líder Botafogo. Apesar de Tite não descartar a briga pelo título, o técnico disse que o objetivo principal é assegurar a classificação direta para a fase de grupos da Conmebol Libertadores, por isso a meta inicial é voltar ao G-4.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte