Tite se despediu de Cleber Xavier depois do seu "fiel escudeiro" anunciar na última sexta-feira (18) que iria iniciar a carreira como treinador .
Os dois trabalharam juntos durante 24 temporadas e em nove clubes - Flamengo , Grêmio , Internacional , Palmeiras , Corinthians , Atlético-MG , São Caetano, Al Ain e Al Wahd -, além da seleção brasileira .
Em comunicado divulgado atrás da assessoria de imprensa, Tite elogiou o agora ex-auxiliar e agradeceu Cleber Xavier pela "amizade e parceria".
"Cleber, tu merece ser o “Primeiro Técnico”. Esta foi minha frase inicial quando conversamos e tu colocaste do teu objetivo, neste momento da carreira. As 24 temporadas que passamos juntos foram alicerçadas na constante inquietação pelo saber. Sempre trabalhamos com lealdade e transparência, “esgrimindo” ideias para chegar a uma decisão deixando de lado, tanto quanto humanamente é possível, quem está certo, para encontrar "O QUE" está certo", destacou Tite.
"Criamos uma relação de muito fortalecimento e acolhimento emocional em uma profissão linda e, ao mesmo tempo, muito exposta e que culminou com conquistas regionais, nacionais, sul-americanas e mundial. Falo agora no singular, Cléber: Muito obrigado pela amizade e parceria. Muita luz no teu caminho, com meu respeito e grato abraço", completou.
A parceria entre Tite e Cleber Xavier resultou em 14 títulos: Gaúcho (2001, 2008 e 2009), Paulista (2004 e 2013), Carioca (2024), Copa do Brasil (2001), Brasileirão (2011 e 2015), Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012), Sul-Americana (2008), Recopa Sul-Americana (2013) e Copa América (2019).
O último trabalho da dupla foi no Flamengo e deixou a desejar. Eliminado na CONMEBOL Libertadores e distante do título brasileiro, o clube rubro-negro acertou a saída de Tite e sua comissão técnica no dia 30 de setembro.