Tite pede mais tempo para encaixar meias do Flamengo enquanto De La Cruz e Arrascaeta não engrenam juntos

As atuações do Flamengo nos clássicos contra Vasco e Botafogo foram um bom termômetro para concluir que para chegar a um "estado da arte" o técnico Tite ou contará com o tempo ou precisará fazer concessões na escalação.

A formação com três meias — Gerson, De La Cruz e Arrascaeta — não redundou até agora em uma maior criatividade do meio-campo e é possível que, dentro das ideias táticas do treinador, alguém vá para o sacrifício, e seja sacado da equipe.

Como mantém o Flamengo com um homem aberto na esquerda (hoje, Cebolinha) e aposta em um meia-direita mais por dentro, De La Cruz tem aparecido fora de posição neste setor, diferentemente do que fazia no River e na seleção do Uruguai, onde ocupava o lado esquerdo para chegar com o pé trocado perto da área. Na Celeste, Arrascaeta é banco de De La Cruz, inclusive.

Após a vitória apertada sobre o Botafogo, Tite indicou que vai insistir com a formação atual para não abrir mão de nenhum dos meias.

— Com o tempo você me cobra. Guarda essa pergunta que você vai me fazer de novo e nós vamos considerar. Requer tempo de entrosamento dos quatro homens de meio de campo com um jogador de profundidade na lateral — disse.

Hoje, além do trio, Pulgar é o volante que sustenta o meio-campo, e em muitos momentos fica sobrecarregado na marcação. O lado direito, sem um ponta que faça o corredor, é o mais vulnerável, e é também pela presença de De La Cruz. Tite pode optar por Luiz Araújo aberto e abrir mão de um meia, tem também Bruno Henrique como alternativa. Ou pode, com o tempo, usar a criatividade e o maior entrosamento dos meias com o ganho na parte física para compensar os “buracos”. Hoje, muitos deles deixados por Arrascaeta, ainda intocável.

— Coordenação fina se pega com o tempo. O atleta vai adquirindo sua melhor condição. O Arrascaeta é um jogador assim. Ele fala para você que precisa da sequência de jogos — afirmou Tite, ciente de que suas peças criativas ainda precisam melhorar, e convicto taticamente. A próxima oportunidade é neste sábado, diante do Volta Redonda.

Mais recente Próxima Flamengo redistribui cargos de gerentes de futebol e Marcos Braz segue exibindo força nos bastidores
Fonte: Extra