Tite fala em equilíbrio do Flamengo: "Tivemos uma supremacia muito grande"

O Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 0 e encaminhou o título da Taça Guanabara, o primeiro turno do Carioca. Este é o oitavo jogo consecutivo sem ser vazado. Em coletiva, Tite falou sobre o equilíbrio da equipe e destacou a média de gols por jogo. E resumiu: houve supremacia do seu time.

- Na vida, no esporte, em tudo, as pessoas acham que equilíbrio é fácil. Mas é muito difícil. Tem diferentes jogos dentro do jogo. O primeiro tempo foi equilibrado. Mas no segundo tempo tivemos uma supremacia muito grande e nos fizemos merecedores do placar. Quando falo de equilíbrio falo de uma equipe que fez mais de dois gols por jogo e é consistente defensivamente. Ela não é boa porque defende, ela não é boa porque ataca. Ela é boa porque é equilibrada. Uma parte é a consolidação e evolução constante. A gente busca isso.

tite, flamengo, fluminense, carioca — Foto: André Durão

Tite detalhou a sua avaliação do jogo:

- Acho que no primeiro tempo a gente conseguiu manter uma pressão alta por um tempo muito grande. Mesmo quando eles conseguiam romper a pressão, eles não conseguiam ter a profundidade. A gente conseguiu fazer o controle e baixar a linha. Fizemos com que eles não gerassem tantas situações. Eles tem o costume de fazer assim. Eles trocaram quatro jogadores, mas colocaram jogadores de qualidade. A gente sabia dos problemas que eles poderiam causar. Acredito que encontrar o timing de fazer a pressão e conseguir organizar o processo ofensivo fez a gente gerar superioridade.

Ao ser questionado sobre a comparação com o Paulistão, Tite relembrou a declaração e novamente se desculpou. O treinador analisou a competição no Carioca e rasgou elogios ao Nova Iguaçu.

- Eu me expressei mal e tomei pau pra caramba. Justo. Quando quis falar que o Carioca era mais difícil era do momento dos quatro grandes em relação a São Paulo, não no contexto todo. Eu não me expressei bem. Mas Flamengo tem um grande poderia, Botafogo que esteve na iminência do título, Fluminense campeão da Libertadores e Vasco em ascensão. E no comparativo ao momento dos grandes de São Paulo, é mais difícil. Mas também, há algum tempo atrás, quando Nova Iguaçu começou a fazer uma série de pontos, fizemos uma roda: "Atenção, temos que pontuar, crescer na tabela porque tem uma equipe botando pressão. Daqui a pouco algum grande vai sobrar". Sobrou. Fica o reconhecimento ao Nova Iguaçu pelo trabalho.

Pedro comemora gol do Flamengo contra o Fluminense — Foto: André Durão

O treinador comentou sobre a negociação por Léo Ortiz, que pertence ao Bragantino. O Flamengo negocia com o clube paulista, mas ainda não chegou ao denominador comum.

- Não só zagueiro, mas tem outras funções. Existe uma série de jogadores selecionados. O Flamengo tem que ter a responsabilidade de antecipar as situações porque temos que ter jogadores de qualidade. Esse é o ônus de uma equipe como o Flamengo - analisou.

Com a vitória, o Flamengo encaminhou o título da Taça Guanabara. O Rubro-Negro chegou aos 24 pontos enquanto o Fluminense, segundo colocado, está com 21. O Fla tem 19 no saldo de gols e o Tricolor soma 8. Ambos já estão classificados para semifinal do Carioca.

Gramado

O gramado hoje estava muito bom. A gente teve uma reunião com a empresa que cuida do gramado e eles estão fazendo um trabalho importante para a gente, para a sequência da temporada.

Convocação para Seleção

Todos os atletas do Flamengo estão disponíveis para a Seleção Brasileira. Não tenho direito nenhum como técnico de restringir. Sabe por quê? Porque é uma forma de ascensão profissional, de valorização, de objetivos, de crescimento. Não tenho esse direito. Que façam a escolha de maneira mais justa

Me permitam a inconfidência. Quando o Juan falou que estava saindo, ele falou: "Vou estar com alguns de vocês". Eu falei: "Leva todo mundo". E falei de coração, isso é reconhecimento profissional. E o Flamengo nos dá condições de ter peças de reposição, é garoto que está surgindo, contratações. É a lei do jogo

Victor Hugo

Victor Hugo foi assim, nessa característica. De articulação, meia pelo lado que arrasta, tem passe e que tem chegada.

Matheus Bachi comenta sobre Varela: Varela é um grande jogador, Wesley é um grande jogador. A gente trabalha com grandes jogadores. A gente tem um conhecimento do que o adversário faz. Não queremos expor os atletas, mas sempre colocamos funções que acreditamos que eles podem fazer. Hoje ele foi muito sólido defensivamente. Mesmo com superioridade do lado dele, nosso comportamento fez com que a gente não sofresse mais. A gente entender esses processos, entender também o tamanho da camisa do Flamengo . Com um pouquinho de paciência, tenho certeza que quem a gente tem vai dar conta do recado. Já está dando.

Análise do jogo

Flamengo e Fluminense têm duas ideias muito parecidas. As duas equipes gostam da bola, gostam do jogo. Por vezes uma alterna para ser vertical, daqui a pouco a outra atrai para o lado para procurar o gol pelo outro. Mas são duas equipes que gostam de jogar futebol. Esse lance segue o princípio do basquete. Muitas vezes você roda a bola de um lado, do outro. Nisso, você mexe a marcação do adversário e as coberturas. É o primeiro movimento, segundo movimento, terceiro... Essa coordenação de sequência de movimentos é difícil de fazer. Daqui a pouco você encontra espaço de infiltração, você não faz isso a esmo, faz com objetivo para infiltrar. Nossa equipe é aguda, tem velocistas, tem Arrasca, De La Cruz, Igor...

Mateus sobre título da Taça Guanabara: Tem que comemorar, trabalhar. Tem que saber por que ganha, saber por que chegou aqui. Ganhar, comemorar e depois querer ganhar de novo.

Horário do jogo

Com esse calor, eu particularmente queria jogar à noite, te confesso. Eu, isoladamente, contra toda comissão técnica. Sabe por quê? Porque tu mais à noite, cansa menos. A marcação pressão alta fica mais fácil para fazer. Nós estabelecemos: acelera a pressão. Esse sol derrete o cara, então tem que haver uma alternância de movimento de pressão. Fizemos uma marcação média. Então tem que saber jogar nessas três pressões. Assim como a gente joga em contra-ataque. Quem vem fazer bloco alto, nós temos velocistas. Temos jogadas de aproximação, como foi no gol. Então procuramos ter essa alternância de movimentos.

Mateus sobre Igor Jesus: Ele pode fazer tanto o primeiro quanto o segundo. Ele já havia feito isso no Flamengo no ano passado e também na seleção pré-olímpica. É o reflexo do trabalho no dia a dia dele. A gente fica feliz de ele entrar numa função um pouquinho diferente que fez nos outros jogos.

Tite completa sobre Igor Jesus: Fora que o Erick estava com cartão. Ficamos numa situação exposta, e o Nico jogou muito, o motor da equipe, rodando pra caramba. Então isso serve para equilibrar a equipe e dar a consistência quando necessário for.

Matheus Gonçalves

Não dá para comparar o Cebolinha com ele, são características diferentes. Um é articulador, meio-campista, e o outro é atacante de lado. Pode comparar, sim, o Matheus ao Victor Hugo. Porém, existem prateleiras. O Victor vinha sendo utilizado pra caramba antes da minha chegada e exercendo essa função. Então tem que ter calma para moldar o atleta. Tem o processo evolutivo dele também. Quanto tempo o Victor demorou? E hoje entrou bem, esteve na iminência de fazer o gol duas vezes. Então ele vai ter a oportunidade.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte