A convocação da seleção brasileira para amistosos contra Arábia Saudita e Argentina, nos dias 12 e 16 de outubro, trouxe três novidades, o retorno de Gabriel Jesus , e também algumas ausências.

Um dos nomes que não foi chamado e chamou atenção foi o de Douglas Costa, jogador da Juventus que esteve na Copa do Mundo . Tudo isso após a cusparada do jogador em Federico Di Francesco, do Sassuolo , que lhe rendeu quatro jogos de suspensão na Itália.

"Quanto ao Douglas Costa, não foi convocado pelos dois fatores: lesão e incidente. Ou ato de falta de disciplina", disse o treinador, referindo-se claramente ao problema do jogador no último final de semana.

Para evitar a polêmica ocorrida na última lista, quando Flamengo , Cruzeiro e Corinthians acabaram desfalcados em meio à disputa das semifinais da Copa do Brasil (Fagner depois foi cortado por lesão e acabou atuando pelo time paulista), ficou definido que os possíveis finalistas não teriam jogadores convocados. Isto porém, não significa que Tite não queria.

"Equalizar tudo isso é muito difícil. Sempre tento me colocar do outro lado. Do atleta, do técnico. É ter bom senso. Não para ser bonzinho com ninguém, mas para arcar com responsabilidades. Seguramente teria Dedé e Paquetá, coerentemente teria. Assim como atletas do Palmeiras e do Corinthians. Queremos harmonizar sem prejuízo à seleção", disse o treinador.