Com relação estremecida há 13 anos, os técnicos Luiz Felipe Scolari e Tite se cumprimentaram antes da partida entre Flamengo e Atlético-MG no Maracanã. Logo em seguida ao hino nacional, Tite se encaminhou ao banco de reservas do Galo e abraçou Felipão.
Cercados por lentes, os dois treinadores gaúchos e que foram técnicos da seleção brasileira conversaram por alguns instantes e deram breve risadas. Tite chegou a colocar as duas mãos no rosto do treinador do Atlético-MG.
- Você está bem? - perguntou Felipão.
- Obrigado - disse Tite, em outro momento do breve contato.
Os ex-treinadores da seleção brasileira têm um histórico de duelos bastante movimentado, especialmente entre 2010 e 2012. Tite, à frente do Corinthians, e Felipão, no comando do Palmeiras, travaram disputas importantes em diferentes edições do Paulistão e do Brasileirão.
Os treinadores se enfrentaram sete vezes pelos dois clubes, com grande vantagem para o atual comandante rubro-negro: são cinco vitórias de Tite, uma de Felipão e um empate. No último jogo entre eles, o Timão venceu o rival por 2 a 1 na 6ª rodada do Brasileiro de 2012, com dois gols de Romarinho.
O confronto mais conhecido entre os técnicos é a semifinal do Campeonato Paulista de 2011, no qual durante uma discussão, aos 27 minutos do 1º tempo, Tite repetiu diversas vezes a frase “Fala Muito!” na direção do então técnico palmeirense (veja no vídeo acima). A partida terminou empatada por 1 a 1, e o Corinthians avançou À final do Paulistão após vencer nos pênaltis por 6 a 5 no Pacaembu.
“Toda vez contigo, toda vez contigo. Fala muito! Fala muito!” - disse Tite durante o clássico no Paulistão de 2011.
A imagem de Tite se tornou meme imediato. O episódio, que incomodou Felipão, foi consequência de uma relação já estremecida na época.
No ano anterior, o Palmeiras de Felipão foi derrotado pelo Fluminense na reta final do Brasileirão. O clube carioca se sagrou campeão, e o Corinthians foi o vice daquela edição. Tite ficou chateado pela possibilidade de o rival ter tirado o pé para que sua equipe fosse prejudicada na disputa pelo título.
Em sua biografia, Tite admitiu ter gratidão a Felipão pelo início de suas carreiras como jogador e treinador, mas Scolari rebateu a declaração.
— Esta palavra (gratidão) não existe mais. Você acha isso correto de quem conhece há 30 anos, de quem te abriu todas as portas? Quem te deu a oportunidade de ser jogador do Caxias, de começar na carreira e arranjar lugares fora do Brasil para trabalhar? Essa é a gratidão? – questionou Felipão em entrevista à ESPN em 2017.
No mesmo ano, durante um evento beneficente organizado por Emerson Sheik, Tite falou brevemente sobre a questão. "Por gratidão, eu não quero mais falar do assunto. Eu e ele sabemos o motivo do problema", disse na ocasião.
Relação antiga
Luiz Felipe Scolari e Adenor Leonardo Bachi são conhecidos de longa data e já tiveram uma relação de professor e aluno. Pouco antes de se aposentar como jogador pelo Caxias, Felipão passou a dar aulas de educação física na escola estadual Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul.
Em confronto entre instituições de ensino da cidade, em 1977, Felipão viu talento no jovem Adenor e em um colega da equipe, cujo apelido era Tite. O experiente atleta sugeriu que a dupla fizesse um teste no Caxias, mas só Adenor foi. Por uma confusão de Felipão, ele passou a ser chamado de Tite. A história foi contada por Ademir Bachi, conhecido como Miro e irmão do treinador do Flamengo.
Confrontos entre Tite e Felipão:
- 24/10/2010 - Corinthians 1 x 0 Palmeiras (estreia de Tite no time) - 31ª rodada do Brasileirão 2010
- 06/02/2011 - Palmeiras 0 x 1 Corinthians – Paulista 2011 (7ª rodada)
- 01/05/2011 - Palmeiras 1 (5) x (6) 1 Corinthians – Semifinal do Paulista 2011
- 28/08/2011 - Palmeiras 2 x 1 Corinthians - 19ª rodada do Brasileirão 2011
- 04/12/2011 - Corinthians 0 x 0 Palmeiras - 38ª rodada do Brasileirão 2011
- 25/03/2012 - Corinthians 2 x 1 Palmeiras - 15ª rodada do Paulista 2012
- 24/06/2012 - Corinthians 2 x 1 Palmeiras - 6ª rodada do Brasileirão 2012 - último confronto entre os dois