Tite é denunciado pela Conmebol após críticas à entidade

O técnico Tite, do Flamengo, foi oficialmente denunciado pela Conmebol após subir o tom das críticas contra a entidade em entrevista coletiva após a vitória do Flamengo sobre o Bahia, na última quarta-feira (28), pela Copa do Brasil. As críticas de Tite ocorreram após o treinador ter sido internado com um quadro de fibrilação atrial, decorrente de uma arritmia cardíaca que sofreu durante a partida contra o Bolívar, na altitude de La Paz, na Bolívia, pela Libertadores.

Tite classificou como "absurda" a regra da Conmebol que obriga as equipes a chegarem com antecedência para partidas em locais de altitude elevada, como é o caso de La Paz, afirmando que a medida desrespeita a ciência e coloca em risco a saúde dos atletas. Ele destacou que o impacto da altitude é severo e que a entidade deveria considerar adaptações para proteger os jogadores.

“Jogar em La Paz é muito difícil. Não vou usar o termo desumano, mas traz uma série de problemas fortes. Se não derem um intervalo, vai dar problema. (…) É absurdo a Conmebol obrigar as equipes a estarem um dia antes, um desrespeito à ciência. Todas as pessoas, os médicos, sabem que a partir de 6h, 7h, 8h começa a ter dor de cabeça. A gente quer chegar na hora do jogo, aí o clube é multado”, disse Tite.

Em resposta, a Conmebol denunciou Tite com base em dois artigos do seu Código Disciplinar. O primeiro, o artigo 11.1, estabelece que todos devem agir com respeito e em estrita conformidade com os princípios de lealdade, integridade e esportividade. Já o segundo, o artigo 11.2, nos incisos b) e f), trata de comportamentos considerados ofensivos, ultrajantes, ou que possam desacreditar o futebol ou a própria Conmebol.

Os incisos citados detalham que o treinador teria se comportado de forma "ofensiva" e "difamatória" e que tal comportamento poderia prejudicar a imagem do futebol como esporte e a da Conmebol enquanto entidade reguladora. As penalidades previstas para estas infrações vão desde uma advertência formal até uma multa, dependendo da gravidade atribuída às declarações.

A polêmica envolvendo Tite e a Conmebol não se limita apenas às declarações do técnico. O Flamengo também foi denunciado pela entidade por atrasar sua chegada a La Paz, uma medida estratégica do clube para minimizar os efeitos da altitude nos jogadores. Além disso, o clube foi acusado de atrasar o retorno ao campo após o intervalo do jogo contra o Bolívar, quando alguns atletas utilizaram máscaras de oxigênio nos vestiários.

Fonte: S1Live