Tite, do Flamengo, foi o técnico mais pesquisado do Brasil em 2023; veja lista completa

A volta de Tite ao Brasil para assumir o Flamengo, após tirar quase um ano sabático, seguinte à sua longa passagem pela seleção brasileira, fez dele o treinador mais buscado do país nos últimos 12 meses. O gaúcho de 62 anos lidera uma lista de dez nomes, que inclui Abel Ferreira, bicampeão nacional pelo Palmeiras, e Fernando Diniz, que ajudou o Fluminense a alcançar o inédito título da Libertadores.

Dados de uma pesquisa feita pelo site de entretenimento Mr.Jack.bet mostram que Adenor foi o treinador do Brasileirão mais pesquisado no Googledurante o ano de 2023, mesmo sem ter participado de boa parte da competição.

Além dele, outros técnicos do campeonato foram analisados. O ranking foi formado através de pesquisa feita na plataforma de SEO Ahrefs, com base na média de buscas mensais por cada um dos profissionais. A análise mostra não apenas a popularidade do treinador, mas também a sua relevância para o clube em que atuaram e o universo do futebol nacional.

Técnicos mais buscados do Brasil em 2023:

  1. Tite (Flamengo)
  2. Abel Ferreira (Palmeiras)
  3. Dorival Júnior (São Paulo)
  4. Rogério Ceni (Bahia)
  5. Mano Menezes (Corinthians)
  6. Fernando Diniz (Fluminense)
  7. Renato Gaúcho (Grêmio)
  8. Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza)
  9. Eduardo Coudet (Internacional)
  10. Felipão (Atlético-MG)

Tite de volta ao futebol brasileiro

A média de 170 mil buscas por mês reflete a reputação de Tite como um dos melhores técnicos do país, reflexo de ser líder do Flamengo, assim como já foi da seleção. À frente da equipe nacional, conquistou a Copa América, em 2019, exibindo notável consistência no desempenho: histórico de 81 jogos, com 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas — aproveitamento de 80,2%.

Ele assumiu o Flamengo no final do Brasileirão deste ano, e somou sete vitórias, um empate e quatro derrotas, aproveitamento de 61,1%. Tite chegou ao Ninho do Urubu em outubro, em um rubro-negro desacreditado, que se reergueu e, apesar de não ter conquistado taças, teve como "título" a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2024.

Abel Ferreira segue empilhando títulos

Com 164 mil buscas por mês, o treinador português, que ganhou destaque mais uma vez, após levar o título do Brasileirão 2023, segue fazendo história no Palmeiras, sendo o primeiro técnico a conquistar títulos estaduais, nacionais e internacionais no alviverde.

Abel Ferreira é o maior campeão internacional pelo clube, com três taças — duas Libertadores (2020 e 2021) e uma Recopa Sul-Americana (2022) — , e o segundo treinador com mais títulos no geral, ficando atrás apenas de Oswaldo Brandão.

Além disso, foi o primeiro técnico europeu a vencer um Campeonato Paulista pelo alviverde desde 1957, feito que ressalta ainda mais sua contribuição.

Dorival Júnior fez história no São Paulo

Por sua vez, o comandante são-paulino — 113 mil buscas por mês — possui uma trajetória extensa no futebol brasileiro, tendo passado por diversos clubes ao longo de sua carreira. Entre seus principais títulos, destacam-se a conquista da Copa do Brasil, pelo Santos, em 2010, e da Libertadores e da Copa do Brasil, em 2022, pelo Flamengo.

Sua experiência e métodos de trabalho despertam interesse, especialmente no São Paulo, onde sua busca está relacionada à possível busca por estabilidade e novos desafios para o clube. O fato de não ter tido seu contrato renovado pelo rubro-negro, mesmo após vencer dois títulos de peso, também o deixou no destaque. Neste ano, conduziu o tricolor ao seu primeiro título de Copa do Brasil na história, em uma decisão contra o próprio Flamengo.

Rogério Ceni em novo desafio

No comando do Bahia, o técnico, que teve 124 mil buscas por mês, conquistou a permanência do tricolor na Série A do Campeonato Brasileiro. O ex-atleta havia iniciado sua carreira como treinador após uma história brilhante como ídolo no São Paulo.

Em relação aos títulos, com o Fortaleza, Rogério Ceni venceu a Série B (2018) e a Copa do Nordeste (2019). No Flamengo, venceu o Brasileirão (2020), a Supercopa do Brasil (2021) e o Carioca (2021). Sua transição para o Bahia despertou grande interesse, refletido na busca por informações sobre suas estratégias e métodos de trabalho.

A curiosidade em torno de Ceni está relacionada a como ele está moldando a equipe e como suas ideias têm potencial para influenciar positivamente o futuro do clube baiano, agora sob gestão do Grupo City.

Mano Menezes outra vez no Parque São Jorge

O ex-jogador de futebol, ao longo de sua carreira como treinador, conquistou títulos importantes. Vivendo sua terceira passagem pelo Corinthians, Mano foi campeão da Série B (2008) — alcançando o acesso do clube à elite do futebol brasileiro —, do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil (ambos em 2009), marcando uma fase de sucesso sob seu comando.

Também viveu bons anos no Cruzeiro e treinou a seleção brasileira. Voltou ao clube paulista neste ano e teve 73 mil buscas por mês.

Mais recente Próxima Endrick, do Palmeiras, vai a jogo da NBA e troca camisas com astro do Boston Celtics
Fonte: Extra