Tite analisa vitória do Flamengo sobre o Grêmio e liderança: "Se não tem equipe, não chega"

Mesmo com uma série de desfalques e duas lesões durante o jogo, o Flamengo conseguiu se manter na liderança do Campeonato Brasileiro. O técnico Tite contou com os dois gols de Luiz Araújo para vencer por 2 a 1 o Grêmio, nesta quinta-feira, no Maracanã, para chegar aos 17 pontos na competição.

- É um campeonato muito equilibrado. Grupo é fundamental, e tem que estar no G4 nas últimas 10 rodadas para brigar pelo título - afirmou.

Tite optou por uma escalação inicial com Léo Ortiz e Igor Jesus como volantes. Ele mudou a formação com a lesão de Igor Jesus, colocando Luiz Araújo em seu lugar ainda no primeiro tempo. Assim, recuou Gerson e ficou com um ponta de origem, mudando o estilo de jogo, aumentando a velocidade.

Tite reclama com o banco de reservas em Flamengo e Grêmio — Foto: André Durão

- Perguntei ao presidente se eu podia ser pretensioso, ele disse que sim. Aí perguntei se ele sabia porque a gente havia vencido, ele respondeu: "Equipe". Flamengo não são os 11 jogadores que iniciam. É um grupo de trabalho. Está inserido torcida, direção, comissão e grupo de atletas. Tivemos cinco em seleção, três machucados, dois machucados no primeiro tempo. Se não tem equipe, grupo de trabalho, não chega, inclusive com apoio do torcedor - disse Tite.

- Não é só a oportunidade de quem entra, mas é que quem permanece de jogar bem também. Se não fica assim uma muleta pronta, ah, modificamos muita gente, então tá justificado, não, tem que produzir quem ta produzindo bem e quem entra também, para que essa situação aconteça, e aí o grupo fica forte. com todas as dificuldades porque mudar com tanta gente assim e tu manter coordenação de movimentos é muito difícil e fica aqui o meu agradecimento ao torcedor que entendeu isso e que depois dos primeiros 10 minutos ele começou a apoiar a equipe porque compreendeu das dificuldades do enfrentamento e começou a apoiar esses garotos da base quanto mais apoio eles têm deles, o atleta mais experiente também, quanto mais apoio ele sentir vindo da do torcedor melhor ele vai produzir .

O treinador comentou sobre a questão do calendário do futebol brasileiro. O Campeonato Brasileiro vai seguir durante a Copa América e causará uma série de desfalques na maioria dos times na competição.

- Racionalizar o calendário, deixar o dinheiro de lado e preservar a saúde e qualidade do espetáculo - afirmou.

O Flamengo volta a jogar domingo, contra o Athletico-PR, em Curitiba, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O time seguirá desfalcado de Arrascaeta, Viña, Varela, De la Cruz e Pulgar, que estão na Copa América. Allan e Ayrton Lucas estão em recuperação de lesão. Além disso, Igor Jesus e Cebolinha serão observados depois de se machucarem contra o Grêmio.

Rio Grande do Sul

"Eu vou responder em relação ao Grêmio Internacional e Juventude. Eu falei com o Roger, o técnico do Juventude, e repito aqui. O campeonato já está desequilibrado em função disso. A gente tem que tentar diminuir essas diferenças. Ele já está desequilibrado. Ele fica desequilibrado. A gente não tem condição de falar aqui, de dimensionar. Só quem sofre e perde um ente querido que pode ter a dimensão nisso. Eles estão falando de alguma coisa que é muito mais, que é muito além do futebol. Então, já está desequilibrado".

Encontro com Neymar

"Eu posso dizer o quão respeitosa foi sempre a relação com o Neymar em todo o tempo de trabalho. De lealdade que nós tínhamos, falando as coisas certas e erradas um para o outro. E o quanto ele foi receptivo a todos os atletas e principalmente aos jovens quando chegavam à Seleção. Estou falando desse capítulo, dessa história que vivenciamos juntos".

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte