De férias após o fim da temporada do futebol brasileiro, o zagueiro Matheus Thuler , do Flamengo, virou alvo de uma grande polêmica nas redes sociais. O motivo é ter chamado Lincoln , seu companheiro de clube, de macaco em vídeo transmitido no Instagram.
O fato aconteceu neste domingo, quando Lincoln e Vinicius Souza dividiam a transmissão, que contava com mais de 1.200 pessoas assistindo. Eis que Thuler pergunta com quem o volante rubro-negro estava conversando. Após a resposta, veio a frase que foi acusada por torcedores de injúria racial.
— Macaco — gritou Thuler.
— O que é isso, cara? — respondeu Lincoln, assustado.
Rapaz, o Thuler...
— Sem Clubismo (@SemClubismo_FC) December 29, 2019
Incrível alguém querer normalizar o racismo.
pic.twitter.com/X5fpPnTUmp
Pouco após a declaração, Vinicius Souza encerrou a transmissão.
Procurada, a assessoria de Thuler informou que não se posicionaria, que os atletas são amigos e que se tratava de uma brincadeira. Pouco depois, a dupla se manifestou nas redes sociais para mostrar que está tudo bem entre eles.
— Você é da minha família e estamos juntos sempre para o que der e vier! Peço sinceras desculpas a quem pode ter se ofendido com a brincadeira com meu irmão — declarou Thuler.
— Pessoal, o Thuler é meu irmão! Convivemos juntos diariamente há muitos anos e ele faz parte da minha família! Intimidade nós temos há mais de 7 anos — publicou Lincoln.
O episódio ganha força poucas semanas após Hugo Souza, da categoria de base, ter vivido episódio parecido num clássico contra o Vasco pela final do Campeonato Carioca Sub-20. Na ocasião, o goleiro disse que foi chamado de "macaco" em São Januário. Já o cruz-maltino se defendeu afirmando que os seguranças não relataram qualquer episódio de injúria racial.
— Estou feliz pelo título, mas triste com o acontecido. Torcedores do Vasco me xingaram de macaco. Eu não pararia o jogo à toa, não faria aquilo à toa. Isso precisa acabar, atitudes como essas são de quem parece não ser ser humano. Não tem coração, não tem consciência — disse Hugo Souza após a partida.
Confira a repercussão nas redes sociais:
Quando a torcida do Vasco chamou o Hugo Souza de macaco, a reação foi contra o racismo. Hoje, porque foi o Thuler quem fez com o Lincoln, estão passando pano.
— AndradeRNegro2 (@AndradeRNegro2) December 29, 2019
Sua indignação contra o racismo esbarra na sua paixão por um clube?
Quem não consegue perceber o constrangimento do Lincoln é cego. Fechou a cara na hora, levantou a câmera do celular e não falou mais nada. Vinicius logo encerrou a live https://t.co/5JLZUYK1nd
— Giuliano Cosenza (@CosenzaGiuliano) December 29, 2019
95% da galera que está condenando o thuler nem viu o vídeo, está mais puta com ele por conta da foto da menina que ele tem um lance que rolou aí... Aí aproveita e já destila ódio, não falarei nada antes de ver o vídeo.
— CENTRAL DA NAÇÃO #BiCampeãoDaLiberta (@centraldanacao) December 29, 2019
Sempre a mesma turminha...
— LUTO (@juaneterno6) December 29, 2019
Thuler fez merda, inegável. Agora, comparar um xingamento com “brincadeira” é mau caratismo. Tem uma enorme diferença xingar um adversário com ódio do que “brincar” com amigo.
Detalhe pras aspas, pois é racismo mesmo sendo “brincadeira”. https://t.co/g4AcgfWd0F