O tratamento prioritário dado ao Brasileirão faz o Flamengo iniciar o campeonato com resultados expressivos, que o fizeram assumir a liderança da tabela após três rodadas. De volta ao posto na competição nacional após quase nove meses, o clube tenta dar continuidade à boa sequência hoje, contra o Juventude, às 21h30, no Maracanã.
A última vez que o rubro-negro havia sido líder do Brasileirão foi em 28 de julho, quando a equipe, ainda treinada por Tite, bateu o Atlético-GO por 2 a 0, no Maracanã, pela 20ª rodada. Àquela altura, ainda seguiu na briga pela ponta por algum tempo, com equipes como Botafogo, Palmeiras e Fortaleza, mas, na reta final, o alvinegro (campeão) e o alviverde (vice) terminaram à frente.
Na ocasião, o Flamengo saiu da corrida pelo título ao ser derrotado em confrontos diretos e também ao priorizar a Copa do Brasil em detrimento do Brasileirão. Desta vez, o time de Filipe Luís entra com o intuito de se impor e criar “gordura” logo no início do torneio.
O bom momento vem aparecendo, sobretudo, em jogos fora de casa, vide os triunfos sobre o Vitória, em Salvador, na segunda rodada, e sobre o Grêmio, na terceira. A atuação contra o time gaúcho serviu para dar um frescor à performance coletiva, que vinha sendo questionada por algumas exibições burocráticas.
E o Maracanã, casa da equipe, vem sendo palco de alguns desses episódios. Nos dois últimos jogos, o Flamengo não sabe o que é vencer como mandante — empates com o Internacional, pelo Brasileiro, e derrota para o Central Córdoba (Argentina), pela Libertadores.
Apesar disso, o rubro-negro iniciou a rodada na liderança, com sete pontos, junto do Palmeiras. A equipe paulista teve um início de temporada bastante conturbado, mas, neste primeiro momento de Brasileirão, dá indícios de que protagonizará mais uma disputa pelo título.
Hoje, o Flamengo tem uma boa oportunidade de voltar a vencer no Maracanã e manter a ponta contra um adversário acessível. O Juventude, porém, foi outro time que largou bem e iniciou a rodada na terceira colocação, com seis pontos, mas baseado em sua força em casa, com duas vitórias em dois jogos no Sul. O técnico Fábio Matias conta hoje com o elenco quase completo e pode lançar o atacante Petterson, formado no Flamengo, entre os titulares.
Por sua vez, Filipe Luís tem o elenco cada vez mais pronto. Sem jogar desde o dia 22 de fevereiro, Danilo deve receber alguns minutos na partida de hoje e dar algum descanso para Léo Ortiz ou Léo Pereira. O restante do time deve ser o mesmo com o que foi a campo na última rodada.