Técnicos de Fla e Botafogo 'apagam' medalhões e viram revelações do BR

Montagem/UOL
Jair Ventura, do Botafogo, e Zé Ricardo, do Flamengo: revelações do Brasileirão

O clássico entre Flamengo e Botafogo, sábado (5), às 17h (de Brasília), no Maracanã, colocará frente a frente duas das principais revelações do Campeonato Brasileiro. Eles não entram em campo, mas são responsáveis diretos pelas boas campanhas dos rivais. Zé Ricardo e Jair Ventura assumiram Rubro-negro e Alvinegro, respectivamente, em momentos delicados e fizeram as torcidas se esquecerem dos medalhões Muricy Ramalho e Ricardo Gomes.

Independentemente do que aconteça até a 38ª rodada, os dois estão entre os destaques da competição. Eles saíram do anonimato e buscam levar suas equipes ao posto sonhado pelos torcedores. O Flamengo está na briga pelo título, enquanto o Botafogo quer uma vaga na Copa Libertadores de 2017 depois de uma arrancada que eliminou as chances de rebaixamento.

Se Rubro-negro e Alvinegro não tiveram o sucesso esperado com os reconhecidos Muricy Ramalho e Ricardo Gomes, as boas campanhas vieram através de métodos simplificados e que se mostraram funcionais com Zé e Jair. O bom desempenho garante, por exemplo, um 2017 na Gávea e em General Severiano com os mesmos treinadores.

Zé Ricardo está no comando do Flamengo há pouco mais de cinco meses. O técnico de 45 anos assumiu a equipe assim que Muricy decidiu dar um tempo do futebol por conta dos problemas de saúde. Inicialmente, o novato seria interino enquanto o clube fechava o acordo com Abel Braga. A rejeição da torcida e os bons resultados mudaram os planos e o Rubro-negro voltou aos trilhos no Brasileirão depois de alguns anos.

Gilvan de Souza/Flamengo
O técnico, que iniciou o ano com o título da Copinha, pode terminar levando o Flamengo ao sonhado heptacampeonato. A missão não é das mais simples pela distância de cinco pontos para o líder Palmeiras, mas Zé Ricardo tem elementos para perseguir o objetivo. Com diálogo, a "meritocracia de Tite" e o "lado ranzinza de Muricy" , ele marca o espaço no Ninho do Urubu apesar de ainda ser questionado pela torcida por conta de escalações e substituições.

"São dias intensos, mas a experiência é algo inesquecível. Vivo 110% o Flamengo, com o máximo de dedicação possível. Estamos em uma posição que nos permite sonhar com coisas altas e trabalhamos para isso. O objetivo é colocar o clube sempre no topo", afirmou.

Zé Ricardo dirigiu o time profissional do Flamengo em 33 jogos. Foram 18 vitórias, sete empates e oito derrotas. O aproveitamento é de 61%, o que supera alguns nomes que comandaram o Rubro-negro recentemente, casos de Muricy Ramalho, Oswaldo de Oliveira, Vanderlei Luxemburgo, Cristóvão Borges, Ney Franco, Mano Menezes e Jorginho.

Jair Ventura é outra grata surpresa do Campeonato Brasileiro. Aos 38 anos, o filho do tricampeão Jairzinho ajudou a devolver o orgulho aos botafoguenses. A partir de uma saída inesperada de Ricardo Gomes, que optou por transferir-se ao São Paulo, o Alvinegro se reinventou, deixou o risco de rebaixamento para trás e se colocou com destaque na briga por uma vaga na Copa Libertadores.

Vitor Silva/SSPress/Botafogo
O novato tem um estilo enérgico no dia a dia, diferente de Zé Ricardo e mais ainda de Gomes. Jair "joga junto" com os atletas no treinamento e faz suas anotações em uma agenda, ao melhor estilo Joel Santana. É através do que escreve que orienta os jogadores nos intervalos.

Com Jair Ventura na área técnica, o Botafogo disputou 17 jogos na temporada - 11 vitórias, cinco derrotas e um empate. O aproveitamento de 66% empolga a diretoria e transmite a confiança necessária para encerrar o ano da forma que talvez nem o alvinegro mais otimista esperasse.

"Foram onze anos esperando e um treinador jovem não costuma ter muitas chances. Só tinha uma bala na agulha e não poderia errar o tiro. Me preparo para fazer o melhor, alcançar o máximo, mas estamos sempre mais preparados para o pior. Caiu no meu colo por conta da escolha do Ricardo e acredito que tenha sido muito difícil para o presidente colocar um treinador jovem. Fico feliz pelos resultados. Me preparei bastante, inclusive para os momentos ruins", encerrou o comandante Alvinegro.

Quer receber notícias do Flamengo e do Botafogo de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Fonte: Uol