O Flamengo recebe o Talleres (ARG) nesta terça-feira (12), em partida pelo grupo H da Conmebol Libertadores

Se engana quem pensa que os treinadores portugueses viraram alvos apenas no Brasil . Nesta terça-feira (12), dois lusos estarão frente a frente na partida entre Flamengo e Talleres , pela segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores . Será a primeira vez que Paulo Sousa enfrentará o compatriota Pedro Caixinha , comandante da equipe de Córdoba.

Após ter uma carreira como goleiro em Portugal, Caixinha iniciou a caminhada como técnico com apenas 28 anos. E teve passagem pelo Vasco da Gama. Não, não estamos falando do Gigante da Colina, e sim do pequeno clube de Vidigueira, em Portugal.

Mas, os primeiros passos foram como auxiliar. Primeiro, de José Peseiro no Sporting . Depois, trabalhou no Panathinaikos , Rapid Bucuresti e na seleção da Arábia Saudita .

Já como técnico, voltou a Portugal e assumiu o Leiria e o Nacional. Foi então que cruzou o Atlântico para chegar ao clube em que teria mais sucesso na carreira, o Santos Laguna .

No México, foram duas passagens pela equipe alviverde. Ao todo, foram 150 jogos, com 62 vitórias, 45 empates e 42 derrotas . No quesito títulos, foram três taças levantadas. Um Clausura, um Apertura e uma Taça dos Campeões.

Demitido no Santos Laguna (MEX) após uma queda nas oitavas de final da Concachampions e alcançar o último lugar nos primeiros jogos do Clausura, o treinador acertou logo em seguida com o Talleres. O começo da campanha pela equipe de Córdoba, no entanto, ainda é marcado por mais tropeços do que triunfos.

Com três jogos à frente da equipe, Caixinha acumula uma vitória ( 1 a 0 diante da Universidad Católica, na estreia da Libertadores ) e duas derrotas, ambas pelo Campeonato Argentino . A última delas, inclusive, uma goleada por 5 a 1 para o Defensa y Justicia do badalado Sebastián Beccacece.

Foram sete gols sofridos e três marcados nos primeiros três compromissos da comissão lusa à frente do Albiazul. O Talleres é o vice-lanterna no grupo A, superando o Atlético Tucumán apenas no saldo de gols ( -8 contra -11 ).

Após vencerem na estreia, as duas equipes dividem a liderança no grupo H da Libertadores, com vantagem ao Rubro-Negro por ter feito mais gols ( 2 a 0 diante do Sporting Cristal ). Uma vitória no Maracanã dará ao vencedor a liderança isolada na chave, além de encaminhar uma futura vaga ao mata-mata da competição.