O técnico Dado Cavalcanti conquistou a torcida do Bahia após tirar o time da degola do Brasileirão no ano passado, vencer a Copa do Nordeste de 2021 e brigar pelas primeiras posições da Série A. Para manter a boa fase, ele espera uma vitória em casa contra o Flamengo , neste domingo, às 18h15 (de Brasília).

"É um duelo importante e grande. São jogos assim que gostamos de fazer, principalmente os jogadores. Temos um fator novidade contra que tem tirado um pouco o foco da nossa concentração. Não sabemos com qual equipe o Flamengo irá jogar. Nós vimos o esboço do Flamengo do Renato Gaúcho no meio de semana contra o Defensa y Justicia [pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores], que já visualizamos varias mudanças estruturais. É um time diferente em relação ao que o Rogério Ceni vinha atuando", disse o treinador do Bahia, ao ESPN.com.br .

Com o duelo de volta pela Libertadores na próxima quarta-feira, o time carioca ainda não deixou claro se irá com força máxima para o jogo contra os baianos.

"Não sabemos se eles vão com time titular, se irão poupar jogadores ou se irão entrar com formação alternativa. Isso tem feito com que a gente deixasse um pouco o Flamengo de lado e trabalhássemos na nossa própria evolução como equipe. Precisamos estar preparados para o adversário do domingo", afirmou Dado.

Ao contrário do ano passado, quando brigou parte inferior da classificação, o treinador diz que o Bahia tem um objetivo muito claro no fim do Brasileirão.

"Nossa meta é permanecer na primeira parte da tabela, entre os 10 primeiros colocados. Com muitas dificuldades estamos conseguindo. Acho que tivemos um bom inicio de campeonato em termos de resultado e de performance. Estamos confiantes que poderemos continuar brigando por isso", afirmou.

Contratado a princípio para treinar a equipe de transição do Bahia e fazer a coordenação técnica da base do clube, Dado tentou implementar um projeto pedagógico para unificar o trabalho em todas as categorias. A ideia é que os jovens pudessem sentir menos dificuldades ao subirem para o time principal.

Com a saída do técnico Mano Menezes, faltando 12 rodadas para o fim do Brasileirão 2020, o presidente Guilherme Bellintani pediu para que Dado assumisse o time principal e o tirasse da zona de rebaixamento.

"Na ideia dele, trazer um treinador de fora não seria benéfico porque necessitaria de uma adaptação e um maior conhecimento dos jogadores. Poderia trazer prejuízos. Como eu já conhecia 90% dos jogadores do elenco e já havia trabalhado com muitos deles, o presidente entendeu que poderia ser benéfico", disse.

Após escapar da queda e classificar-se para a Sul-Americana de 2021, Dado renovou vínculo com o Bahia e promoveu algumas mudanças nos termos do contrato.

"Foi fantástico porque finalizamos o ano não caindo e conseguimos ir para a Sul-Americanca. O clube precisava desse aporte financeiro. Começamos o ano com o mesmo time e fomos mudando ao longo da temporada trazendo outros jogadores. A gente trocou o pneu com carro andando", afirmou.

A continuidade do trabalho deu certo logo de cara: o time sagrou-se campeão da Copa do Nordeste contra o Ceará.

"Era um título esperado por todos porque o Bahia havia batido na trave por duas vezes e perdemos no ano passado para o Ceará. Conseguimos o titulo revertendo o placar na casa do adversário, que estava levando vantagem em confrontos recentes contra o Bahia. Foi uma conquista muito especial porque sou nordestino e entendo o tamanho dessa conquista e da rivalidade entre os dois times", contou.

Saída de Thaciano

Thaciano é uma perda significativa porque exercia um certo protagonismo. Estamos buscando não uma reposição, porque o Thaciano tem características difíceis de serem encontradas. Não é uma condição de trazer um jogador melhor ou pior. É que sera difícil trazer alguém parecido, mas estamos buscando alguém da mesma posição para não ficarmos descobertos.

Vinda de Filipe Augusto, ex-Benfica

São apenas especulações. De concreto não tem nada.

Rodriguinho

Rodriguinho se encontrou de novo no Bahia. Esta sendo bastante decisivo em vários jogos e fazendo boas partidas. Tem dado confiança para o jovens jogarem e fazerem o melhor. Ele tem a confiança da comissão técnica. Quando você faz um campeonato de destaque a possibilidade de saída de alguns atletas é eminente. Se eu pensar nisso não consigo trabalhar (risos). Eu fecho os ouvidos e só trabalho quando tem algo concreto. Do Thaciano eu soube uma semana antes da imprensa e fomos conduzindo.

Dadismo

Sobre o 'Dadismo', é um rotulo feito nas redes sociais por torcedores. Eu entendo que se existe o rótulo é porque está agradando, se não estivesse seria uma brincadeira pejorativa. Eu não sou muito participativo de rede social e alguém momentos eu ate me afasto para não atrapalhar. É uma condição da torcida que festejou a conquista da Copa do Nordeste e a boa campanha no Brasileiro. Sabendo que é algo positivo eu fico feliz.