Técnico campeão do sub-17 deixa o Flamengo rumo à China; clube reestrutura organograma da base

O Flamengo teve um desfalque importante nesta semana na base. O técnico Phelipe Leal, do sub-17, vai deixar o clube para trabalhar no Guangzhou Evergrande, da China. Ele comandou a equipe rubro-negra nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 2019 e da Copa do Brasil de 2018, ambos da categoria. Junto com ele, irá o preparador físico Artur Peixoto, do sub-20.

Phelipe vai trabalhar na China com Guilherme Dalla Déa, num projeto de base no Guangzhou. Os dois foram campeões mundiais sub-17 com o Brasil em 2019 - Dalla Déa como treinador, e Phelipe como auxiliar. Arthur Peixoto também esteve na comissão técnica.

Phelipe Leal, campeão pelo sub-17 do Flamengo, vai para o Guangzhou Evergrande, da China — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
1 de 4 Phelipe Leal, campeão pelo sub-17 do Flamengo, vai para o Guangzhou Evergrande, da China — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Phelipe Leal, campeão pelo sub-17 do Flamengo, vai para o Guangzhou Evergrande, da China — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Com a saída de Phelipe, a solução do Flamengo foi caseira. Para o comando do sub-17 foi escolhido Ramon Lima, que estava no sub-18. Para o lugar do preparador físico Arthur Peixoto no sub-20, assume Fabiano Médici.

As mudanças geraram uma reestruturação no organograma da base. Mário Jorge deixou o sub-15 para assumir o sub-18, e Lúdyo Santos, que era coordenador técnico do sub-20, será o novo técnico do sub-16.

Ramon Lima, novo técnico do sub-17 do Flamengo — Foto: Reprodução
2 de 4 Ramon Lima, novo técnico do sub-17 do Flamengo — Foto: Reprodução

Ramon Lima, novo técnico do sub-17 do Flamengo — Foto: Reprodução

Desta forma, o novo cronograma da base do Flamengo, com os treinadores, é o seguinte:

  • Sub-20: Maurício Souza (auxiliado por Márcio Torres)
  • Sub 18: Mário Jorge
  • Sub 17: Ramon Lima
  • Sub 16: Lúdyo Santos
  • Sub-15: Leonardo Ramos
  • Sub-14: Leonardo Cherede
  • Sub-13: Leonam Kasali

Conheça os novos treinadores da base:

Mário Jorge

Iniciou sua carreira no Audax Rio, passou também por São Cristóvão e Vasco. Chegou ao Flamengo em 2016 para comandar a categoria Sub-13. Passou pelo Sub-14, Sub-15, Sub-16 e agora assume o comando técnico da recém criada categoria Sub-18. Tem 42 anos e é natural do Rio de Janeiro.

Suas principais conquistas pelo clube são o bicampeonato mundial de Dubai e a Verona Cup (Sub-16), a Nike Premier Cup (Sub-15), a Copa Votorantim (considerada o Campeonato Brasileiro Sub-14), e os Estaduais Sub-14 e Sub-15.

Mario Jorge, novo técnico do sub-18 do Flamengo — Foto: Reprodução
3 de 4 Mario Jorge, novo técnico do sub-18 do Flamengo — Foto: Reprodução

Mario Jorge, novo técnico do sub-18 do Flamengo — Foto: Reprodução

Lúdyo Santos

Tem longo histórico de treinador, tendo passado por equipes de base e também do futebol profissional. Está no Flamengo desde 2018, ano em que chegou para assumir a função de Coordenador Técnico da categoria Sub-20. Tem 35 anos e nasceu em Viçosa (Minas Gerais).

Como coordenador técnico do sub-20, teve as seguintes conquistas: Campeonato Brasileiro, Supercopa do Brasil (títulos inéditos na história do Mais Querido), Campeonato Carioca, Torneio Guilherme Embry e o retorno à Libertadores da categoria, após 12 anos.

Além das conquistas, Lúdyo ajudou a lapidar alguns nomes recém-revelados pela base rubro-negra como, por exemplo, Reinier, Yuri César e Lázaro, entre outros.

Lúdyo Santos, novo técnico do sub-16 do Flamengo — Foto: Reprodução
4 de 4 Lúdyo Santos, novo técnico do sub-16 do Flamengo — Foto: Reprodução

Lúdyo Santos, novo técnico do sub-16 do Flamengo — Foto: Reprodução

Ramon Lima

Chegou ao Flamengo em 2014, após passagem pela Ponte Preta. No clube, passou por todas as categorias do Sub-12 ao Sub-20, como treinador principal ou auxiliar técnico. Recentemente estava à frente da categoria Sub-18. Tem 32 anos e nasceu em Viçosa (Minas Gerais).

Suas principais conquistas no clube são o Mundial de Dubai (Sub-16), a Puskas Kupa, na Hungria, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil (Sub-17), os Estaduais Sub-15, Sub-17 e Sub-20 e o bicampeonato da Copa Votorantim (Brasileiro Sub-14).

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade