O Flamengo tem um capítulo importante da história do clube escrito em Juiz de Fora. Foi na cidade mineira que o zagueiro Fernando marcou o gol que deu o título inédito da Copa do Brasil à equipe carioca, em 1990. O #tbt desta semana relembra a vitória do time rubro-negro sobre o Goiás no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
No dia 1º de novembro de 90, Flamengo e Goiás jogaram em uma quinta-feira, à tarde, véspera de feriado, em Juiz de Fora. Rubro-Negro e Esmeraldino abriam naquele dia a final da segunda edição da Copa do Brasil. Quem vencesse o confronto em dois jogos, ergueria a taça de forma inédita.
As equipes fizeram um primeiro tempo disputado, mas nem Flamengo – que contava com Djalminha, Júnior, Aílton e Renato Gaúcho – ou Goiás – cuja esperança era Túlio Maravilha – balançaram as redes.
Fernando fez o gol que daria o título ao Rubro-Negro — Foto: Reprodução/TV Globo
Na volta dos vestiários, os mais de 30 mil pagantes que foram ao Mário Helênio viram o jogo esquentar. Aos 16 minutos. Djalminha cobrou falta da ponta esquerda na área e o zagueiro Fernando meteu a cabeça para abrir o placar e decretar o triunfo flamenguista. Mais tarde, tanto Fernando, do Fla, quanto Cacau, do Goiás, seriam expulsos e ficariam fora do jogo decisivo no Serra Dourada.
O que Fernando não sabia, porém, é que aquele gol em Juiz de Fora seria o do título. Alguns dias depois, as equipes voltaram a duelar, desta vez no Centro-Oeste. O jogo ficou 0 a 0 e o Flamengo se sagrou campeão.