Tannure evita detalhar caso de Gabigol e elogia recuperação de Gerson no Flamengo após cirurgia

O gerente de saúde e alto rendimento do Flamengo , Marcio Tannure, comentou nesta quinta-feira assuntos da sua área no clube, entre eles a recuperação de Gerson e a preparação para os jogos na altitude na Libertadores. O médico, porém, evitou detalhar a situação de Gabigol, suspenso por tentativa de fraudar exame antidoping.

Um dos temas abordados foi a programação de retorno aos gramados de Gerson. Em recuperação de cirurgia a que foi submetido por causa de um problema no rim, o meia voltou a trabalhar no campo na última quarta no Ninho do Urubu e só deve voltar a jogar entre o final de abril e início de maio.

- É uma volta gradual. Eu só posso ter a tranquilidade quando ele estiver jogando, afinal intercorrências podem acontecer. Futebol é dia a dia. Dentro do esperado, ele está indo bem. Mas ainda tem um caminho a ser percorrido. Vamos ver dia a dia. O que eu posso dizer é que a gente está satisfeito com a evolução dele. Daqui a uma semana, 10 dias, já consegue dizer melhor como ele está.

Tannure, médico do Flamengo, ao lado de Tite em coletiva — Foto: Reprodução

Tannure também falou sobre a questão da altitude. O Flamengo estreia na Libertadores na terça-feira, contra o Millonarios, em Bogotá, na Colômbia, com 2.640 metros acima do nível do mar. O retrospecto rubro-negro atuando a partir de 2.500 metros é ruim . Em 14 jogos oficiais, o time perdeu metade. Ganhou quatro e empatou três, com aproveitamento de apenas 35,7%.

- Não é algo novo. A gente já sabe o que esperar, tem as nossas estratégias. Não posso falar todas, algumas já saíram na imprensa. No meu trabalho, para um ganhar, o outro tem que perder. Tentamos minimizar, atenuar os efeitos. É humanamente impossível evitar os efeitos. A gente sente, mas é sentir o mínimo possível - comentou no evento Super Fut Summit no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Na última segunda-feira, Gabigol pegou suspensão de dois anos por tentativa de fraude no exame antidoping. Questionado, Tannure disse que não podia comentar o tema:

- A informação que eu tenho é a mesma de vocês. Não tenho autorização para falar desse assunto sem assessoria do clube. Mas nós temos hierarquia e um organograma. Para eu falar desse assunto, só através da assessoria de imprensa oficial do clube. Espero que entendam e me respeitem - afirmou, antes de responder de uma forma mais abrangente sobre o exame antidoping:

- Aqui no Brasil, nós temos que elogiar porque o futebol é o esporte mais testado. Óbvio que nenhum jogador gosta de ser testado, tem uns com medo de agulha para fazer o exame de sangue. Temos que entender a peculiaridade de cada um. Mas é óbvio que somos a favor do antidoping. É uma política de proteção ao atleta e de isonomia esportiva. É importante. O Flamengo vem disputando todas as competições, então é o time que mais fez antidoping. As palavras se perdem, os atos ficam. A gente tem experiência há muito tempo e nunca teve intercorrência. Eu não posso falar que é confortável, nem tudo no teu emprego é confortável, claro - finalizou.

A pena de Gabigol começa a contar a partir da coleta, no ano passado, e termina em 8 de abril de 2025. O Flamengo entrará com um recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), além de tentar o efeito suspensivo. Não à toa, o atacante foi inscrito na Libertadores.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte