Taças, golaços e aquele drible: nove jogos inesquecíveis da Copa do Brasil

Uma trajetória histórica, marcada por pioneirismo, tradição e conquistas. Ao longo dos últimos 33 anos, o Flamengo construiu uma história rica na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (24), quando entrarmos em campo para disputar o jogo de ida da semifinal da edição de 2022, contra o São Paulo, mais um recorde será quebrado pelo Rubro-Negro: nos tornaremos o primeiro clube a atingir a marca de 200 partidas na competição.


Para celebrar a marca, relembre nove jogos inesquecíveis do Mais Querido na Copa do Brasil:

Jogo 1: Flamengo 2 x 0 Paysandu - Gávea - 19/07/1989

O primeiro gol da história da competição veio de pés rubro-negros. Na Gávea e com Zico em campo, o Flamengo venceu o Paysandu por 2 a 0. Alcindo abriu o placar e entrou para a eternidade: era a primeira vez que redes eram balançadas na Copa do Brasil.


Jogo 17: Flamengo 1 x 0 Goiás - Mário Helênio - 01/11/1990

A primeira decisão veio logo no início da Copa do Brasil - e a primeira taça também. Tendo começado em 1989, a competição vivia apenas sua segunda edição. O torneio tinha formato bem diferente, com menos times na disputa. Em 1990, o Mais Querido chegou à decisão depois de eliminar Capelense-AL, Taguatinga-DF, Bahia e Náutico. O adversário da final foi o Goiás. Fernando marcou o único gol no jogo de ida, em Juiz de Fora. Uma semana depois, no Serra Dourada, o empate em 0 a 0 garantiu a primeira taça do Rubro-Negro.


Jogo 32: Flamengo 8 x 0 Kaburé - Gávea - 26/04/1995

A maior goleada do Flamengo na Copa do Brasil! A Gávea recebeu o encontro do Mais Querido com o clube tocantinense. E foi tarde de Sávio: o Anjo Loiro fez barba, cabelo e bigode, comandando a goleada. Rodrigo Mendes fez dois gols e o placar foi completado por Marquinhos, Charles Guerreiro e Branco.


Jogo 119: Flamengo 2 x 0 Vasco - Maracanã - 19/07/2006

Um Clássico dos Milhões na grande decisão! O Flamengo teve campanha muito sólida e passou por ASA-AL, ABC-RN,Guarani, Atlético-MG e Ipatinga, com direito a goleadas nas oitavas e nas quartas de final. Na final, deu a lógica. O Mais Querido venceu os dois jogos no Maracanã. O ápice foi no jogo de ida: Obina abriu o placar com golaço e Luizão completou. Na volta, o baixinho Juan balançou as redes com chutaço e garantiu o bicampeonato.


Jogo 140: Flamengo 1 x 0 Cruzeiro - Maracanã - 28/08/2013

Um gol pra aliviar a Nação! O Flamengo vinha de trajetória conturbada. Além de uma campanha apenas mediana no Brasileirão, o Mais Querido havia perdido o jogo de ida contra um Cruzeiro que se mostrava avassalador. O resultado adverso não esfriou a Maior Torcida do Mundo, que lotou o Maracanã. Minutos antes do apito inicial, a Nação comemorou como um gol a presença de Elias entre os titulares - o camisa 8 se recuperava de lesão e era dúvida. E essa festa se materializou ainda mais forte aos 43 minutos do segundo tempo: foi do volante o gol salvador, da classificação.


Jogo 142: Flamengo 4 x 0 Botafogo - Maracanã - 23/10/2013

O caminho pro Tri foi marcante em mais de um momento. Nas quartas, um clássico para lotar o Maracanã e apimentar a competição. Rubro-Negro e Alvinegro empataram em 1 a 1 na ida e a decisão ficou para o segundo jogo - que seria um arraso. O Mais Querido não tomou conhecimento do rival. Paulinho foi escalado na ponta esquerda e comandou a festa, que teve três gols do brocador Hernane e parabéns das arquibancadas para o aniversariante Léo Moura, que completou o placar em cobrança de pênalti.


Jogo 146: Flamengo 2 x 0 Athletico - Maracanã - 27/11/2013

A terceira taça veio em comunhão com a Maior Torcida do Mundo. Após uma trajetória de superação e união entre campo e arquibancada, o Flamengo se sagrou campeão diante da Nação. Foi uma atuação dominante, com participação fundamental dos principais nomes da campanha. Luiz Antonio e Paulinho rabiscaram pelas pontas, Elias e Hernane balançaram a rede do Athletico e o Mais Querido se tornou o primeiro campeão do Novo Maracanã.


Jogo 169: Flamengo 1 x 0 Botafogo - Maracanã - 23/08/2017

Um drible para a história. Flamengo e Botafogo duelaram por uma vaga na final da Copa do Brasil em 2017. Depois de um empate sem gols no Engenhão pelo jogo de ida, o clássico da volta apresentava um cenário de tensão. O colombiano Berrío seria substituído pela joia Vinícius Jr, mas, antes de sair, o lance definitivo. Passando pela direita, o atacante driblou Victor Luís com um giro genial e cruzou para a área. Diego chegou na marca do pênalti e fez o único gol.


Jogo 197: Flamengo 2 x 0 Atlético-MG - Maracanã - 13/07/2022

Um grande embate interestadual transformou o Maracanã em um inferno - no melhor dos sentidos. Dois jogos entre os dois últimos campeões do Campeonato Brasileiro em um mata-mata - garantia de encontros animados. No Mineirão, o Alvinegro ganhou por 2 a 1 - e a memória do confronto com o Cruzeiro, em 2013, povoou a mente da Nação Rubro-Negra. Gabigol convocou a Maior Torcida do Mundo a jogar junto, transformando o Templo do Futebol. Foi uma festa única no Maracanã e o espírito transcendeu da arquibancada para o campo. Arrascaeta marcou os dois gols que colocaram o Flamengo nas quartas de final da edição 2022.


Fonte: Flamengo Oficial