Suspenso, Guerrero diz que punição foi injusta: 'Estou muito indignado'

Paolo Guerrero quebrou o silêncio. Em entrevista exclusiva concedida ao "Fantástico", ele contou que bebeu dois chás - que acredita que podem ter sido contaminados - e disse que se sentiu injustiçado com a punição.

- Estou muito indignado. Me custa acreditar na injustiça que estou passando - disse o peruano, que foi suspenso por um ano por doping.

- Nunca na minha vida usei drogas. Tenho 17 anos de carreira. Não vou ser louco de tomar algo que pode me prejudicar. Tomei um chá preto com limão e mel na Argentina. No Peru, tomei um para digestão.

A defesa do atacante, porém, já admitiu que ele tomou chá com folha de coca. A defesa disse que vai entrar com recurso na Comissão de Apelação da entidade. Se preciso, uma última tentativa será uma ação na Corte Arbitral do Esporte.

- Tenho esperanças. Não fiz nada, sou inocente - disse Guerrero.

O jogador foi condenado a um ano de suspensão por doping para benzoilecgonina, um metabólito da cocaína e da folha de coca. O veredito da Fifa foi anunciado nesta sexta-feira, referente a julgamento que aconteceu no dia 30, em Zurique, na Suíça. O teste positivo foi realizado após o confronto da sua seleção contra a Argentina, pela Eliminatórias da Copa, em outubro.

A benzoilecgonina está na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada), e a punição para quem a apresenta em exame de urina é de quatro anos de suspensão. Mas a defesa do atleta conseguiu provar que ele não consumiu cocaína e sim um chá com folha de coca, sem o seu conhecimento, enquanto esteve concentrado com a seleção de seu país, no Peru. Por isso, conseguiu diminuição da pena.

Guerrero tem contrato com o Flamengo até agosto de 2018 e já conversava sobre a renovação do vínculo. Mas o caminho mais provável, agora, é a rescisão amigável entre clube e o centroavante. Esse mecanismo está previsto no acordo entre jogador e clube e é padrão para vínculos com os atletas, sem prejuízo ao clube.

Whatsapp

Fonte: Extra

Comentários

Jogos

Próximo jogo 2 dias, 13 horas a partir de agora
Taça Libertadores da América
Santa Fé (COL)Santa Fé (COL)
X
FlamengoFlamengo
Qua 25/04 / El Campín / 21h45
Brasileirão Série A
FlamengoFlamengo
2 x 0
América MGAmérica MG
Últimas
+ Lidas da semana