Os quatro primeiros anos de Gabigol no Flamengo foram repletos de alegria e ajudaram o jogador a construir uma relação que parecia inquebrável . No fim de 2022, Gabriel Barbosa somava mais de 100 gols, duas Libertadores, dois Brasileiros, Copa do Brasil, três estaduais, Recopa Sul-Americana e duas Supercopas do Brasil, além de inúmeros recordes. Após um 2023 ruim tanto individualmente quanto no coletivo, o paulista de 27 anos perdeu a "imunidade" que tinha num 2024 repleto de polêmicas.
O inferno astral de Gabigol em 2024 começou no dia 25 de março, quando foi suspenso por dois anos por tentativa de fraudar exame antidoping realizado no Ninho do Urubu em 8 de abril de 2023.
Quando os técnicos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foram ao CT do Flamengo para fazer a coleta, Gabigol cometeu uma série de indisciplinas. No julgamento em 25 de março, o Tribunal de Justiça Antidopagem (TJD-AD) anunciou o apertado resultado de 5 a 4 a favor da punição.
Àquela altura, Gabigol somava oito jogos na temporada, apenas dois como titular, em que atuou ao lado de uma equipe majoritariamente formada por reservas. Curiosamente ele marcou em ambas as partidas, contra Volta Redonda e Sampaio Corrêa.
De volta às atividades, Gabigol somava quatro jogos pós-efeito suspensivo quando protagonizou a polêmica que o fez perder o apoio quase que irrestrito que tinha nas redes sociais e nas arquibancadas. Em 16 de maio, um dia após o Flamengo transformar em fácil um jogo que parecia difícil e golear por 4 a 0 o Bolívar, o atacante teve uma foto vazada, em que aparecia vestindo a camisa do Corinthians dentro de casa.
Gabigol fazia uma confraternização em casa para receber funcionários do Flamengo que o apoiaram durante a suspensão, período em que não podia frequentar as dependências do clube. O vazamento da foto com a camisa do Corinthians caiu como uma bomba dentro do departamento de futebol rubro-negro. Rodolfo Landim recebeu a informação com incredulidade, e Marcos Braz praticamente abandonou a festa de 18 anos do filho.
No dia seguinte, o Flamengo multou Gabigol em 10% dos seus vencimentos, o dispensou do treinamento e anunciou a medida que atingiu o ego do atleta: tirou dele a camisa 10. Dias depois, ele assumiu a 99 do clube.
Os jogos de Gabigol após a polêmica aparição com a camisa do Corinthians tiraram do atleta a paz que costumava ter. Embora tenha recebido uma trégua em desembarque em Manaus, ele acabou xingando na mesma cidade durante o jogo contra o Amazonas, com faixas e vaias.
Foi xingado timidamente em 2 de junho, quando o Flamengo goleou por 6 a 1 o Vasco, mas acabou fazendo história ao marcar o gol que garantiu ao clube sua maior vitória na história centenária do clássico. Após balançar a rede, foi ovacionado com os gritos de "Ô, o Gabigol voltou".
Na última sexta-feira, após o ge noticiar a recusa de Gabigol à proposta do Flamengo de renovação por um ano, Júnior Pedroso, agente do atleta, resolveu se manifestar. Em entrevista ao Seleção Sportv, fez toda uma cronologia de como foram as negociações. Além disso, Pedroso afirmou que o comportamento do clube deu um entendimento claro para o jogador de que o Flamengo não desejava mais sua permanência.
- E agora por último o Flamengo veio abordar diretamente o Gabriel com essa proposta de extensão de um ano de contrato, entendendo que o clube precisava de um tempo para avaliá-lo. Isso foi direto com o Gabriel e de fato no momento ele estranhou. Nunca imaginamos que o Flamengo iria propor extensão de contrato de um ano, independentemente dos termos financeiros. E ele, óbvio, negou na hora.
- Ele entendeu o que estava acontecendo. Discutimos o tema e resolvemos daqui para frente começar a trabalhar de fato a saída dele do Flamengo . Está muito claro que o Flamengo não tem interesse esportivo na renovação dele. Isso foi agora recente mesmo. A história na íntegra é essa - disse Júnior Pedroso.
A entrevista de Pedroso não foi bem aceita dentro do Flamengo , principalmente após ele afirmar que já trabalha na busca de um novo clube para o seu cliente. A diretoria entendeu por bem afastá-lo da partida contra o Cruzeiro, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã.
Depois de um início espetacular, sobretudo no mágico 2019, quem imaginaria que os prováveis últimos meses de contrato de Gabigol com o Flamengo se arrastariam de forma tão melancólica?
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv